terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sopa da pedra




 

















A história da sopa da pedra é uma alegoria à dádiva, ao darmos um pouco de nós a quem não tem. Do mendigo que chega a casa de alguém pedindo comida que lhe é negada, surge um caldo com uma pedra, depois um pedacinho de chouriço, um de orelha, outro de carne, etc e assim surgiu uma sopa cheia de substância!A nós fica-nos a eterna lição desta sopa: custa tão pouco abdicarmos um pouco de nós para darmos a outrem. Por isso esta sopa é simbólica!
Cá em casa foi a 1ª vez que se fez. Depois de procurar muitas receitas, todas diferentes, acabei por fazer ao meu gosto com um conjunto de ideias de várias receitas.
Ingredientes para 5 pessoas
1 lata de 800gr de feijão manteiga
1 orelha de porco
1 pedaço de entrecosto com cerca de 200 gr
1 pedaço de carne de vaca para cozer com cerca de 200gr
1 chouriço corrente
1 morcela de arroz
1/2 couve lombarda
2 tomatea
1 cebola
6 cenouras
1 dente de alho
sal


Confecção
- Num tacho aloure a cebola e o alho inteiro no azeite e junte o tomate limpo de pele e sementes. Acrescente água e deixe ferver.
- Quando o caldo começar a ferver junte o chouriço, a morcela e as carnes(orelha , carne de vaca e entrecosto) em água com sal.
- Vá retirando as carnes à medida que cozem, pois umas cozem mais depressa que outras.Ao caldo junte a couves cortada em juliana, as cenouras às rodelas. Deixe cozer.
- Entretanto, desfaça 1/3 da lata de feijão em puré e junte ao caldo onde estão a cozer as verduras. Reserve o restante.Quando os legumes estiverem bem cozidos junte o feijão inteiro.Deixe ferver bem e apurar e rectifique de sal.
- Corte as carnes, a orelha e os chouriços em pedaços e junte à sopa. O entrecosto deve ser cortado no sentido dos ossos, a carne de vaca aos cubos, os chouriços às rodelas e a orelha em pedaços pequenos.
- Deixe ferver novamente e em lume brando deixe apurar ao lume mais uns dez minutos.Pode aromatizar com hortelã.

2 comentários:

  1. Que delicia!!! sabia-me tão bem uma sopinha destas!!! adorei

    ResponderEliminar
  2. é uma delicia!Serve perfeitamente de refeição, pois tem tudo!
    também fiquei fã!Vou fazer amis vezes!

    bjos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.