sexta-feira, 23 de abril de 2010

Francesinha à minha maneira

Já andava há muito tempo para experimentar fazer francesinha. Também tinha curiosidade em fazer o molho, mas desta vez optei por molho de compra, que até me surpreendeu pela positiva. Esta foi, assim, a minha 1ª francesinha e não estava nada má para primeira experiência.

Acaba por ser fácil de fazer e se optarmos pelo molho de compra, mais fácil é de confeccionar.

A Francesinha tornou-se um prato tradicional em Portugal e um ex-libris no Porto. Inventada na década de sessenta por um emigrante regressado de França, acreditando-se que a Francesinha terá a sua origem no tão conhecido "croque - monsier" francês.

A francesinha é o resultado de uma adaptação do "croque- monsier" aos ingredientes portugueses e assim nasceu, no século XX, a francesinha, tão conhecida e apreciada, cujo segredo está no molho.




Aqui vamos à minha versão!


Ingredientes para 3 francesinhas

3 bifes de vaca tenros e finos
1 embalagem de salsichas recheadas com queijo
6 fatias de pão de forma
3 ovos
3 linguiças
9 fatias de queijo flamengo
sal
1 embalagem de molho para francesinha
azeite(para fritar os ovos)
batatas para fritar




Confecção

- Grelhe o bife, temperado de sal, as salsichas abertas ao meio e a linguiça também aberta ao meio.
- Frite os ovos e reserve.
- Entretanto monte a francesinha. Sobre a 1ª fatia de pão coloque o bife, as salsichas e a linguiça.
- Cubra com a outra fatia de pão.
- Sobre o pão coloque o ovo estrelado e cubra com 3 fatias de queijo.
- Aqueça o molho e deite o molho por cima da francesinha, bem quente para derreter o queijo.
- Sirva com batatas fritas à volta.





10 comentários:

  1. Que bom aspecto:)

    já estou a babar
    jinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia e que boa que era se tivesse á minha espera para o almoço :)
    ADOREI o new look do blog!! Está mais leve, mais fashion..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. francesinha á tua maneira e muito bem, porque está com um aspecto delicioso
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Devo dizer que tem muitoo bom aspecto :D
    Eu é que não me aventuro a fazer!!
    Beijocas *

    ResponderEliminar
  5. Um rico manjar para os apreciadores de que eu faço parte, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Muito apetitosa a tua maneira!
    Bj

    ResponderEliminar
  7. minha querida aqui está uma coisa que nunca comi, mas tenho tanta vontade de experimentar... kk dia vou ter de fazer cá em casa... beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Vânia, quem não gosta de uma bela francesinha como esta? Eu adoro!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.