sábado, 12 de junho de 2010

Salada de alface, cenoura e papaia



A papaia é uma descoberta recente para mim. Desde que experimentei pela 1ª vez tenho-a usado em diversas coisas e tornei-me fã, pois é realmente um fruto muito bom. Tenho-a usado em saladas e acompanhar carnes e sabe sempre bem.Foi o caso desta salada.

Ingredientes
alface
cenoura
papaia
ervas aromáticas para saladas
azeite
vinagre balsâmico
sal


 

Confecção
- Lave a alface a cenoura. Corte a alface em folhas mais pequenas e rale a cenoura.
- Descasque a papaia e corte-a em cubos.
- Numa saladeira disponha a alface, a cenoura e a papaia. Tempere de sal, polvilhe com as ervas aromáticas e tempere com azeite e vinagre balsâmico.
- Mexa só na hora de servir.




 

Saiba mais sobre... a papaia.

Deliciosamente doce, com tons almiscarados e uma consistência suave e amanteigada, a papaia era respeitavelmente chamada de «fruta dos anjos» por Cristóvão Colombo. As papaias são frutos esféricos ou em forma de pêra, que podem chegar aos 50 centímetros de comprimento.
As mais encontradas nos mercados têm geralmente 17 centímetros e pesam cerca de 450 gramas.

A sua polpa tem é laranja-vivo com tonalidades de amarelo ou rosa. A papaia tem uma consistência maravilhosamente suave e amanteigada, e um sabor deliciosamente doce e almiscarado.
Dentro da cavidade interior do fruto existem sementes pretas e redondas, envolvidas numa substância gelatinosa. As sementes da papaia são comestíveis, apesar do seu sabor apimentado ser algo amargo.
A fruta, bem como as outras partes da árvore da papaia, contêm papaína, uma enzima que ajuda a digerir proteínas.

Esta enzima está particularmente concentrada na fruta ainda não madura. A papaína é extraída para fabricar suplementos alimentares de enzima digestiva e é também usado como ingrediente em algumas pastilhas elásticas.
Fonte da informação 


4 comentários:

  1. Eu também sou fã de papaia... e nesta salada ficou muito bem!!!
    Bjs....

    ResponderEliminar
  2. Papaia é dos meus frutos preferidos e acho que esta salada é uma sugestão fantástica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Uma saladinha bem fresquinha para o calor que se avizinha. Jinhosssss

    ResponderEliminar
  4. oi...mais uma rica salada e logo com papaia que eu adoro....eu utilizo com carne, peixe, salada e simplesmente sózinha...
    beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.