sábado, 30 de outubro de 2010

Centros de pescada estufados com legumes


Mais uma refeição de peixe com legumes que sai sempre bem e fica deliciosa. Fácil de fazer,é também uma refeição saudável. Tendo por base o tomate,a  cebola e o azeite, alguns dos mais importantes ingredientes da cozinha portuguesa, obtemos um prato nutricionalmente equilibrado, saboroso e prático.



Ingredientes para 2 pessoas

2/3 centros de pescada
2 tomates maduros
azeite
1 cebola pequena
2 batatas médias
cenoura baby qb
bróculos



Confecção

- Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola picada e o tomate e leve ao lume brando até os legumes começarem a largar os seus sucos.
- Junte a batata cortada aos cubos, os bróculos ,acrescente água e deixe cozer. A meio da cozedura junte a cenoura .Se vir que os broculos estão cozidos, retire-os e reserve-os.
- Retire os legumes do molho e coloque o peixe,deixando-o cozer.
- Sirva o peixe com os legumes, aromatizado com salsa picada.




Saiba mais sobre...bróculos.

O nome “bróculo” deriva da palavra latina “Brachium”, o que significa braço ou sucursal, um reflexo da sua forma ramificada caracterizada por uma cabeça compacta de ramos unificados por pequenas hastes e um caule mais espesso.


Da mesma "família" que as couves-de-Bruxelas e a couve-flor, os brócolos têm sido alvo de várias investigações por parte da comunidade científica. Na sua composição entram substâncias com reconhecidas capacidades de neutralizar substâncias tóxicas e cancerígenas, pelo que podem desempenhar um papel importante na saúde.


As duas variedades existentes, uma mais compacta e outra composta por rebentos florais mais individualizados, são ricas em carotenoides, destacando-se o -caroteno que o nosso organismo têm a capacidade de converter em vitamina A. Embora em menor quantidade, os brócolos contêm também vitamina C e Vitamina E.

Tanto a vitamina A como a C, são hidrossolúveis, pelo que a melhor forma de as preservar é cozer os brócolos a vapor ou no mínimo de água. A vitamina B9, mais conhecida por ácido fólico, aparece também em quantidades apreciáveis neste alimento. Os bróculos são também considerados como um antidepressivo natural.

Fonte da informação 1
Fonte da informação 2

7 comentários:

  1. Para além de achar que cozinhas e apresentas muito bem as tuas receitas, ainda vou aprendendo algumas coisas úteis....Obrigada e uma beijoca

    ResponderEliminar
  2. que receitinha xique eu amei e apartir de hj estarei aqui te seguindo seu blog e lindo e apetitoso.

    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com/
    visite-me

    ResponderEliminar
  3. Como dizes: saudável sem deixar de ser apetitoso!
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Tuquinha, não posso deixar de agradecer o mimo, que sabe tão bem e nos dá animo para continuar, para melhorar e para fazer sempre mais por quem nos lê e segue.
    Sou uma curiosa e a cozinha abarca também essa curiosidade, pelo que gosto sempre de aprender mais. partilhar estas curiosidades é um prazer, que espero que apreciem.

    abraço!

    ResponderEliminar
  5. Bem-vinda Cris! Agradeço muito a visitae vou já visitar o seu blog.
    abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela visita babette.
    Eu gosto muito de comidas simples, embora de vez em quando, com amis tempo, experimentar aquela receita mais complexa que está anotada à algum tempo,mas para o dia-a-dia é o mais simples.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Uma óptima maneira de se comer peixe, ficou muito apetitoso.
    Agora nem estava a conhecer o blog, com o novo aspecto!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.