terça-feira, 19 de outubro de 2010

Costoletas com gengibre, esparregado e risotto de legumes


Uma refeição equilibrada, saborosa e composta,cereais, carne e legumes. A cima de tudo procuramos refeições práticas e rápidas para o dia-a-dia, mas que sejam equilibradas a nível nutricional. Eu uso bastante o azeite nos meus cozinhados, é uma das minhas gorduras favoritas, das mais saudáveis e das mais saborosas. Por isso, os miminhos que a Lusitana me enviou só vieram alegrar mais a minha cozinha.



Ingredientes para 2 pessoas

Para a carne

2 costeletas de vaca com cerca de 400/500 g as duas
1 colher de chá de mistura de gengibre e salsa
azeite espiga
sal qb

Para o esparregado

200 g de espinafres congelados e cortados
azeite espiga
sal
1 dente de alho
100 ml de natas

Para o risotto de legumes

1 chávena de chá de arroz arbóreo
1 caldo de legumes
150 g de mistura de legumes congelados( cenoura, ervilhas, milho, feijão verde, etc)
azeite espiga
sal



Confecção

- Comece por temperar as costeletas com a mistura de gengibre e salsa. Deixe tomar gosto enquanto prepara o restante.
- Num tacho coloque um fio de azeite espiga e junte os legumes, juntando de seguida o arroz. Tempere ligeiramente de sal.
- Aqueça à parte cerca de 8 medidas  de água (iguais às do arroz) com o caldo de legumes e vá juntando à medida que o arroz seque, até o arroz estar cozido.
- faça o esparregado, enquanto o risotto coze. Coza os espinafres em água temperada com sal. Depois de cozidos, escorra-os muito bem.
- Numa frigideira coloque um fio de azeite espiga e junte os alhos picados. Em lume brando, deixe os alhos alourar um pouco.
- Incorpore os espinafres bem escorridos e mexa para ganhar gosto, deixando ao lume, no mínimo, uns 3 minutos.
- Acrescente as natas e deixe engrossar um pouco.
- Entretanto frite as costeletas num fio de azeite e tempere de sal só na altura.
- Sirva as costeletas com o esparregado e o risotto.


7 comentários:

  1. Hummmm que bela refeição tem um aspecto bem delicioso Vânia e o que eu adoro um bom esparregado com alhinho e vinagre mhammmmhammm.(natas raras vezes pús mas também fica bom, mais cremoso).
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso da mistura, tudo coisas a meu gosto!

    ResponderEliminar
  3. Adorei essa receita, eu quero fazer carne com gengibre, pq nunca fiz! Ficou lindo o prato! bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas. O gengibre também foi uma descoberta recente para mim adoro. Em pó ou fresco uso-o imenso, tem um aroma citrico que eu adoro. Regra geral compro fresco, ralo, e conservo em azeite. Pode-se juntar alho, salsa ou coentros, que se conserva no frigorifico por muito tempo.

    ResponderEliminar
  5. vania esta uma refeiço bem simples e e uma delicia
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.