sábado, 6 de novembro de 2010

Borrego frito com laranja



A carne de borrego requer sempre um bom tempero prévio para que fique saborosa e perca aquele sabor característico. Uma boa marinada feita com antecedência  marca toda a diferença e quanto à marinada , deve ser feita de acordo com a carne a cozinhar e o vinho, o alho, os citrinos e as ervas aromáticas são sempre boas opções.




Ingredientes para 3/4 pessoas

800 gr de borrego partido(parte da costela)
sal
azeite para fritar

Para a marinada

sumo de 2 laranjas
sumo de 1 limão
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 dl de vinho tinto




Confecção

- Com cerca de 1 hora de antecedência faça a marinada para a carne.
- Coloque a carne numa taça e regue-a com o sumo de laranja e limão.
- Junte as folhas de louro e o alho cortado e deixe tomar gosto.
- Na altura de confeccionar tempere a carne de sal.
- Deite um fio de azeite numa frigideira e junte o alho e o louro. Deixe o alho alourar em lume brando.
- Junte a carne e a marinada, tape o tacho e deixe cozinhar.
- A marinada irá desaparecer e a carne acabará por fritar adquirindo um tom alourado.
- Nessa altura desligue o lume e retire a carne.
- Sirva o borrego com salada de laranja.

___________________________________________

O que é uma marinada?

A marinada é uma técnica culinária que consiste em colocar os alimentos numa mistura de temperos, muitas vezes na forma líquida, antes de cozinhar. Os ingredientes podem ficar a marinar desde alguns minutos até várias horas.

O principal propósito da marinada é o de dar sabor aos alimentos· Muitos tipos de marinada, por possuírem ingredientes ácidos (entre outros), também actuam para tornar carnes mais macias e suculentas.

Originalmente, as marinadas também eram uma forma de conservação de alimentos, sendo um dos processos culinários mais antigos. A palavra marinada deriva do latim marinus (marinho), que se refere à água do mar ou outras soluções salinas que são usados para preservar alimentos há milhares de anos.

 Além disso, há muito se sabe que a simples mistura de vinho, vinagre, água salgada, ervas e especiarias, além de ajudar a conservar os alimentos, realçam os sabores dos alimentos, uso principal das marinadas que perdura até os dias de hoje

Uma marinada muito simples é limão com sal – a base do ceviche, em que o alimento principal (geralmente peixe ou marisco) não necessita sequer ser cozinhado. Podem ser utilizados como líquido da marinada o vinagre, o vinho, o iogurte e sumos de vários frutos. Os temperos também variam segundo o resultado final que se pretende: desde o alho à pimenta, passando por várias especiarias, eles vão igualmente fornecer ao ingrediente principal o seu sabor específico.

O Escabeche é outra forma de marinada, em vinagre, semelhante ao ceviche, tal como a vinha d 'alhos, marinada tipicamente portuguesa, mas que deu origem a um prato da culinária da Índia, o vindaloo.

Por todo o mundo existem diferentes técnicas de marinar os alimentos. Por exemplo, nos países mediterrâneos costuma-se marinar vegetais e peixes, como por exemplo, sardinhas, atum, pimentões, cebolas e cogumelos.


Já na Escandinávia , como por exemplo na Suécia é comum salgar e marinar gansos, e   noutros países pode-se encontrar picles de língua, presunto ou mesmo peixes como a cavala (em vinho branco).

Já na Índia – muitos ingredientes são marinados em coalhada temperada e no Peru  come-se o peixe em  marinado de sumo de limão e  este peixe é comido sem ser cozido (Ceviche).


Fonte da informação 1
Fonte da informação 2

5 comentários:

  1. gostei da tua sugestão para borrego...sou honesta nunca comi frito....mas é uma boa ideia sim senhor
    Beijo e BFS

    ResponderEliminar
  2. Babei-me que aspecto maravilhoso
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. Olá Tuquinha e Bela. Obrigada pela visita.
    Faço borrego assim muitas vezes, é relativamente rápido e fica muito bom.

    bjos

    ResponderEliminar
  4. esta uma maravilha
    ate da vontade de lamber os dedinhos:)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.