terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ravioli com ricotta,mozzarella e fiambre em molho de cogumelos

No outro dia comprei no Pingo Doce para experimentar estes ravioli frescos que gostei bastante , porque além de muito saborosos, confeccionam-se num instante.

Escolhi estes de ricotta, mozzarela e fiambre e preparei com um molho de cogumelos o que deu um toque especial à massa. A massa faz-se num instante e compensa, pois dá uma refeição para 2 pessoas, por pouco dinheiro e em pouco tempo.



Ingredientes para 2 pessoas

1 embalagem de ravioli de ricotta, mozzarella e fiambre
sal
azeite Virgem Extra Espiga

250 ml leite
2 colheres sopa de farinha de trigo
sal
manjericão


100 gr fiambre da pá
200 g cogumelos
1 colher chá margarina
óleo qb
sal




Confecção

- Comece por preparar o molho. Uns 15 minutos antes coloque os cogumelos em água e sumo de 1 limão e passado este tempo,  lamine-os finamente.
- Corte também as fatias de fiambre em pequenas tiras com cerca de 2 cm cada.
- Coloque um fio de óleo numa frigideira, juntamente com a margarina e leve a aquecer.Frite os cogumelos e o fiambre nesta gordura até estarem alourados, mas em lume não muito alto.
-Tempere os cogumelos ligeiramente de sal . Depois de confeccionado, reserve.



- Comece então por preparar um rápido bechamel. Junte a farinha no leite frio até esta se dissolver completamente e sem formar qualquer tipo de grumos.
- Leve a mistura do leite ao lume num tacho em lume brando, junte uma pitada de sal e deixe o molho engrossar, sempre sem parar de mexer,mas não deixe engrossar demasiado.



- Desligue o lume quando o molho tiver engrossado, mas se mantenha cremoso e junte-lhe o preparado dos cogumelos, envolvendo bem, para que fique uniformemente distribuído. Polvilhe com um pouco de manjericão e reserve.
- Coza a massa. Leve água ao lume com um fio de azeite Espiga. Deixe a água ferver e assim que começar a ferver introduza a massa sem a separar. Coza-a apenas durante 2 minutos e retire-a com uma espumadeira, coando muito bem a água.



- Por fim, junte o molho à massa e envolva delicadamente.
- Sirva quente e em pratos previamente aquecidos.


5 comentários:

  1. gostei!
    da ultima vez que fui ao pingo doce vi essa massa, mas como não estava muito inspirada para inventar um molho acabei por não trazer, agora já tive uma bela ideia e quando lá voltar compro!

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, com certeza ficou super gostoso, adoro todos os ingredientes! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma massa com um bom molho sabe sempre bem. Adoro inventar molhos!!

    bjos e obrigada a todos pela visita!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.