terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tarte de creme custard

Depois de experimentar o creme custard  achei que poderia ficar bom numa tarte e não me enganei , realmente ficou muito bom, com uma base de bolacha, ficou cremosa e com aquele aroma caracteristico da farinha custard .

Mais uma sugestão de uma sobremesa super rápida e bem deliciosa de se fazer e uma óptima sugestão para o Natal.


Ingredientes para 10 fatias

Para o creme

0,5 lt leite meio gordo

2 colheres e meia sopa de farinha custard
3 colheres sopa de açúcar
1 casca de limão
50 g manteiga
1 pau de canela

Para a base

2 pacotes de bolacha maria torrada
30 g manteiga



Confecção

- Comece por triturar finamente a bolacha maria.
- Derreta a manteiga no microondas e junte à bolacha maria triturada e amasse até obter uma massa homogenea.
- Unte uma forma com o spray Espiga e forre-o com a bolacha maria. Coloque no frigorifico durante o tempo em que faz o creme.
- Prepare o creme custard. Comece por juntar a farinha no leite frio, mexendo bem até a farinha se dissolver totalmente.

- Seguidamente junte o açúcar, a casca de limão e o pau de canela e mexa bem.
- Incorpore a manteiga e leve ao lume brando.
- Vá mexendo sempre até o creme começar a engrossar.
- Quando o preparado ficar cremoso , desligue o lume. Deixe arrefecer o creme um pouco.
- De seguida, cubra a base de bolacha com o creme custard.
- Leve ao forno 20 minutos a 200º.
- Retire depois do forno e deixe arrefecer.


10 comentários:

  1. Ficou linda, com uma cor bem amarelinha, numa base de massa folhada também fica óptima.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado mesmo boa, e essa base de bolacha...hummm!!!

    Peço desculpa não visitar diariamente o teu cantinho, mas devido ao meu novo trabalho, há dias que não consigo mesmo visitar os blogs amigos.Mas assim que tenho um tempinho faço questão de cá passar e deixar uma palavra.
    Bjs
    http://viciosesabores.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. comprei no outro dia farinha custar e como preciso de uma sobremesa para um jantar onde vou participar no final da semana, acho que vou levar esta tua sugestão.
    acho apenas que vou juntar um pouco de chocolate em pó à base de bolacha, o que te parece?

    ResponderEliminar
  4. o aspecto ficou 5*****!
    adorei!manda uma fatia por mail! ;)

    ResponderEliminar
  5. Uma boa sugestão, já usei o creme custard também como recheio de um semi-frio e adorei.

    ResponderEliminar
  6. Vou levar a receitinha, parece ser fantástica esta tarte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. FAZ BASTANTE TEMPO QUE NÃO USO ESSA FARINHA, QUANDO O MEU FILHO ERA MAIS PEQUENO ADORAVA O CREME FEITO COM ESSA FARINHA.
    A TARTE DEVE TER FICADO UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Esta é uma sugestão bem interessante.
    Gostei.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Esta farinha é muito prática, e tem um óptimo sabor.Risonha, acho que fazer a base com bolachas de chocolate ou juntar chocolate também me parece boa ideia.
    Célia, com massa folhada ou quebrada também deve ser bom, tenho de experimentar.
    Carla, és sempre bem-vinda, também nem sempre tenho tempo para comentar os outros blogues mas tento manter-me a par do que fazem.

    obrigada a todas pela visita e comentários.

    bjos

    ResponderEliminar
  10. ainda nao experimentei esta farinha mas ja vi que se presta a inumeros fins e que sai sempre que e uma delicia
    assim como esta tarte
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.