sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Açorda de tomate no forno com ovos e chouriço

Desde que experimentei pela primeira vez esta açorda tornou-se numa das minhas favoritas.  Deliciosa, fácil, rápida e económica, é definitivamente, uma refeição bem ao meu agrado.

A mistura do pão com os ovos fica muito boa e tem sido do agrado de todos. Pode ler a receita original aqui , uma vez que esta foi feita com algumas alterações e ficou igualmente aprovadissíma.



Ingredientes para 2/3 pessoas

8 fatias de pão saloio
50 g chouriço corrente
4 colheres sopa de tomate congelado aos cubos
2 colheres sopa de cebola aos cubos
azeite
1 cubo de caldo de legumes
700 ml de água
salsa fresca
4 ovos
sal fino



Confecção

- Comece por fazer o caldo. Num tacho aloure a cebola e o tomate num fio de azeite, em lume brando, até a cebola estar amolecida.
- De seguida corte o chouriço em pequenos cubos e aloure-o também no refogado anterior.
- Passado este tempo junte a água e de seguida o caldo de legumes.
- Deixe ao lume até ferver e mal comece a ferver desligue o lume.
- Num tabuleiro coloque as fatias de pão, duas a duas.
- Regue depois com o caldo.
- Por cima de cada fatia de pão coloque cuidadosamente um ovo. (se necessário escave um pouco cada fatia para que o ovo não escorregue). Tempere-os com uma pitada de sal fino.
- Salpique a açorda com a salsa grosseiramente cortada e leve a lume pré-aquecido a  200 º  durante cerca de 30 minutos ou até os ovos estarem cozinhados a gosto.



11 comentários:

  1. bastante original!
    gostei!
    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Exelente amiga, obrigado pela partilha, levo comigo esta receitinha, pois me agradou imenso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto óptimo. Bem que podia ser o meu almoço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Isso deve ser mesmo bom! Que aspecto delicioso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. deve ficar tão bom.... não conhecia esta versão de açorda, vou experimentar em breve.

    ResponderEliminar
  6. FICOU COM MUITO BOM ASPECTO, QUANDO ERA PEQUENA A MINHA MÃE OBRIGAVA-ME A COMER E EU DETESTAVA, MAS NÃO TINHA NADA A VER COM ESTA.
    SE NA ALTURA VISSE ESTA COMIA SEM REFILAR.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Também me deixas-te de água na boca eu que adoro estas comidinhas. Está deliciosa obrigado pela receita que já aqui anotei.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. bem ao meu gosto... a lembrar as açordas da avó. bjks

    ResponderEliminar
  9. parece bom!!!!!!!vou tentar fazer..bjus

    ResponderEliminar
  10. deve ser bom um dia destes vou fazer a experiência

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.