sábado, 26 de fevereiro de 2011

Açorda de alho e coentros

Nada me recorda tanto a infância e a minha avó quanto uma açorda, destas bem tradicionais, feitas com pão do dia anterior, bastante alho e muitos coentros, bem do jeito que a minha avó fazia. É um pedacinho de infância a cada garfada!


Ingredientes para 2/3 pessoas

1 pão saloio grande (de preferência do dia anterior)
3 ovos inteiros
1 molho de coentros
3 dentes de alho
1 folha de louro
azeite
flor de sal qb





Confecção

- Migue o pão em pequenos pedaços e coloque-os numa taça. Cubra com água e deixe amolecer uns 30 minutos.
- Entretanto aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte os alhos ligeiramente esmagados, bem como a folha de louro.
- De seguida junte o pão espremendo-o com as mãos e mexa bem para que ganhe sabor.
- Acrescente uma pitada de sal e deixe cozinhar até ferver. Após levantar fervura baixe o lume e cozinhe por mais uns 5 minutos. 
- Por fim junte os ovos inteiros e mexa energicamente para que se dissolvam bem na açorda. Deixe cozer mais uns 5 minutos.
- Corte os coentros finamente e junte-os também à açorda, mexendo bem.
- Desligue o lume e sirva a açorda bem quente.


6 comentários:

  1. Como Alentejana que sou, nunca resisto a uma açordinha mesmo assim simples marchava pois está com um aspecto bem guloso e com a textura que eu gosto hummm, obrigado pela partilha Vânia.

    Beijokitas!!

    ResponderEliminar
  2. Sabes, a açorda também foi um prato muito presente na minha infância, esta de alho e a de gambas, e eu continuo doida por uma bela açorda. A tua ficou com um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  3. O aspecto desta açorda é delicioso!!! :)

    ResponderEliminar
  4. adoro açordas!! é a minha costela alentejana... optimo acompanhamento para uns grelhados!! bjks

    ResponderEliminar
  5. nunca comi açorda assim, mas deve ser muito boa!!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.