sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Queijo fresco Paneer

Mais uma receita retirada da Revista do Continente, desta vez a edição de Fevereiro , foi uma surpresa engraçada porque nunca pensei que resultasse.

 Não é que resulta , foi uma experiência engraçadissíma e obtemos um queijo de sabor agradável, semelhante ao requeijão, óptimo para comer com pão ou tostas e que pode ser temperado com umas ervas a gosto ou comido simples.

Tenho pena de não ter tirado fotos ao passo-a-passo, mas fica para uma próxima. Aqui fica o resultado final, embora as fotos não estejam de grande qualidade, pois foram tiradas com o telemóvel, uma vez que a minha máquina fotográfica decidiu estragar-se!

Eu fiz menos quantidade que a receita indica, para experimentar , para a próxima faço as quantidades certas , pois gostei do resultado.

Segundo a revista do Continente, "esta é uma receita muito comum na culinária asiática, este queijo que é proveniente da Índia, resulta da coagulação do leite aquecido com o sumo de limão ou o ácido proveniente de outro alimento."



Ingredientes

2,5 lt de leite gordo
0,8 dl de sumo de limão fresco
sal qb
oregãos qb




Confecção

- Ferva o leite, quando ferver reduza o lume e adicione lentamente o sumo de limão.
- Deixe cozinhar por mais 2 minutos ou até o leite se separar.
- Retire do lume e deixe de infusão durante  cerca de 10 minutos.
- Coloque num coador um pano e passar a mistura até tirar o máximo de àgua possivel, apertando bem, para que os sucos se libertem.
- Coloque num recipiente com tampa durante 2 horas à temperatura ambiente.

6 comentários:

  1. gostei!
    tenho de comprar essa revista!
    só oiço falar bem dela e as receitas são fantásticas!

    ResponderEliminar
  2. Olá sarokas. Eu gosto muito da revista e tenho comprado todos os números. acaba por não ser cara e traz bastantes receitas que tenho experimentado, por achar serem uma gastronomia acessivel para o dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  3. Que giro, gostava de experimentar.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  4. Ai tenho que experimentar, adoro queijo fresco e então com ervas uiiiiiiiiii

    obrigado pela partilha miga...

    parabéns jinhos

    ResponderEliminar
  5. adoro queijinhos e este de certeza que irei experimentar.

    Beijokinhas doces amiguinha:))

    ResponderEliminar
  6. Vânia, já tive oportunidade de navegar pelo teu blog e deixa-me dizer-te que adorei.
    Parabéns ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.