domingo, 10 de abril de 2011

Bacalhau à bras como eu gosto



Não podia ter outro nome,bacalhau à Brás como eu gosto. Sabem aquelas receitas que todos fazem, que se comem em vários sítios e que existem imensos o pontos de comparação que nos fazem ter a certeza que gostamos daquela receita mais de uma forma do que de outra?

É o que se passa com o bacalhau à Brás. Eu gosto dele quase desfeito e já fiz dezenas de vezes a receita e nunca me tinha saído a meu gosto até que decidi seguir um conselho que me deram e resultou lindamente. Todos elogiaram este bacalhau e a partir de agora é esta a receita e mais nenhuma!




Receita para 3 pessoas
Tempo de confecção : 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil


Ingredientes

2 postas de bacalhau
1 cebola média
2 dentes de alho
azeite
1 pacote pequeno de batata frita palha
coentros frescos
3 ovos





Confecção

- Aqueça água num tacho e quando ferver introduza o bacalhau. Deixe cozinhar uns 5 minutos, retire e escorra o bacalhau.
- Deixe arrefecer e desfaça-o em lascas grossas.
- Aqueça um fio de azeite num tacho e nele aloure a cebola às rodelas finas e os alhos descascados e inteiros. Deixe a cebola cozinhar até ficar mole, mas sem deixar queimar.
- Junte o bacalhau em lascas e deixe fritar uns 3 minutos.
- Coloque a batata palha num passador e passe-a por água durante 1 minuto.
- Junte a batata devidamente escorrida ao bacalhau, envolva bem, deixe uns minutos em lume brando e no final junte 3 ovos batidos.
- Mexa bem para que os ovos se distribuam de modo uniforme e desligue o lume.
- Sirva salpicado com coentros frescos cortados no momento e sirva quente.


15 comentários:

  1. E se puseres um cadinho de mostarda nos ovos da tua vais ver nham nhammmm muito bom aspecto,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bem o teu bacalhau... é verdade mesmo nestas receitas mais tradicionais que toda a gente faz há sempre aquele toque só nosso.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que bom ..Agora ficou a apetecer me um bacalhau á brás!!!

    bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Humnmnmnm adoro bacalhau...
    Seu blog é maravilhosos, parabéns, estou te seguindo tah, bjos e otimo domingo!!!

    ResponderEliminar
  5. Mas que bom que ficou, eu costumo usar salsa em vez de coentros, tmb fica muto bom


    bjs

    ResponderEliminar
  6. Em vez de passar por água as batatas também se pode passar por leite. Basta colocar de molho num pouco de leite.

    ResponderEliminar
  7. Ficou bastante apetitoso, é uma receita que gosto bastante mas costumo fazer com batata frita na actifry.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito de bacalhau à brás mas prefiro fritar as batas na Actifry porque assim ficam muito mais saudáveis! Mas gostei de saber que as batatas palhas podem ser lavadas e assim retira-se um bocadinho de gordura. Tambem há quem coloque sumo de limão para cortar a gordura das batatas o que me parece bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bom acabei de descobrir este blog e estou a adorar! Receitas optimas!

    Se quiser visite o meu cantinho:

    http://enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com

    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Ficou super apetitoso. As fotos estão lindas!
    Este é um dos pratos favoritos da pequenada cá de casa.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. eu adoro este porato e tao bom. mas nao faço muita vez
    quando faço gosto muito
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Vânia, adorei conhecer seu blog e já estou te seguindo e fiz o link pra cá, assim não perderei as novidades. Agora, minha amiga, esse bacalhau a sua moda, que delícia, hein? Fiquei aguando aqui.
    Esses ovos quando são batidos e misturados aos bacalhau, você deixa no fogo até que cozinhe no preparado? Ou pode se misturar antes numa frigideira, fazê-los mexidos e misturar?
    Aguardo sua visita, beijos.

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos e obrigada pela visita! Bem-vindos os uqe chegaram agora, espero que continuem a visitar este cantinho!

    Obrigada também pelas sugestões, hei-de experimentar!

    Quantos aos ovos, eu bato antes e depois envolvo no bacalhau, o ideal é que o bacalhau fique humido e não muito seco, mas depende do gosto de cada um.

    bjos e obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.