segunda-feira, 2 de maio de 2011

Carne de porco à portuguesa




Mais uma receita bem portuguesa a figurar neste cantinho. Aqui só faltaram as batatas fritas envolvidas na carne para ser a verdadeira carne de porco à portuguesa , uma vez que servi as batatas à parte.

A carne de porco, é cortada em cubos e previamente temperada com massa de pimentão e frita. Nas Mercês, concelho de Sintra, anualmente há uma festa na qual o ex-libris gastronómico é a carne às Mercês, uma carne muito semelhante à carne de porco à alentejana e à carne de porco à portuguesa.

Trata-se de cubos de carne de porco previamente temperados com massa de pimentão, confeccionados em banha de porco, em tachos de barro e cozinhados lentamente na grelha. Uma verdadeira delicia bem tradicional!

Cada região apresenta as suas receitas típicas, mas o mais curioso é as diferentes versões de uma mesma receita que encontramos por Portugal a fora. É o caso desta carne que nas suas muitas versões conhecidas, aqui vos deixo mais uma.




Receita para 3 pessoas
Tempo de confecção : 40 minutos
Grau de dificuldade: Médio

Ingredientes

1 kg carne de porco aos cubos
3 colheres sopa de massa de pimentão
azeite
3 dl vinho branco

pickles
azeitonas pretas
salsa fresca

Batata frita para acompanhar e salada de alface com frutos secos salteados





Ingredientes

- Tempere no dia anterior a carne com a massa de pimentão e 2 dl de vinho. Deixe a marinar no frigorifico de um dia para o outro.

- Num tacho aqueça um fio de azeite e junte a carne. Acrescente o restante vinho e deixe a carne cozinhar em lume brando, até perder o molho e começar a fritar.

- Depois de frita (a carne deve ficar tenra) coloque-a numa travessa e polvilhe a carne com pickles finamente cortados, azeitonas pretas e salsa.

- À parte sirva as batatas fritas e uma salada a gosto.



5 comentários:

  1. Tão bom este prato! Já não como há muito tempo, até fiquei com água na boca :)

    ResponderEliminar
  2. este prato tem um aspecto delicioso, vou roubar a receita :)


    Visita o meu blog que nasceu a pouco tempo :)

    http://receitasdasusana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. tenho uma dúvida neste passo:

    "- Num tacho aqueça um fio de azeite e junte a carne. Acrescente o restante vinho e deixe a carne cozinhar em lume brando, até perder o molho e começar a fritar"

    a carne só vai a fritar no fio de azeite e no 1 dl de vinho? ou juntamos o vinho e o massa de pimentão á fritura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Susana, tem razão, pode estar mal explicado. Como a carne fica na marinada, quando a colocamos no tacho com o azeite ela já vai com os sucos da marinada, portanto, é juntar tudo o que está na carne ( sucos e carne) quando se coloca a fritar. Depois é só juntar o restante vinho e em lume brando deixar a carne cozinhar até perder todo o molho e alourar. Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida é só dizer. beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.