quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bolinhas de atum


Cada vez mais ouvimos falar em receitas económicas, em reaproveitar sobras, em não desperdiçar comida e recicla-la confeccionando sempre novos e saborosos pratos. Esta necessidade surge numa época de dificuldades económicas para muitos, numa época em que devemos poupar e não estragar, e o mesmo se deve aplicar à gastronomia, sem que para isso tenhamos que comer mal.







Está provado que comer uma refeição caseira racionalmente confeccionada sai mais barato que comer algo pré-confeccionado e comprado já feito.





Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo confecção: 30 minutos


Ingredientes

1- Sobras de batata cozida (cerca de 8 batatas médias)
2- 1 lata de atum
3- 1 ovo + 1 ovo para panar
4- 1 cenoura
5 - raspa de limão

sal
farinha qb
pão ralado qb
óleo para fritar





Confecção

- Comece por esmagar a batata com um garfo de maneira a que fique esmagada mas não em puré.
- Junte o atum e envolva bem.
- Tempere com uma pitada de sal, junte raspa de limão e salsa finamente cortada e amasse novamente.
- Rale a cenoura e acrescente ao preparado anterior.
- Junte o ovo inteiro e amasse novamente para que todos os ingredientes liguem.
- Se a massa estiver pouco consistente pode juntar um pouco de farinha.
- Molde bolinhas com a massa e passe por ovo batido e por pão ralado.
- Leve ao congelador 1 hora antes e depois frite estas bolinhas em óleo bem quente.
- Sirva acabadas de fazer.



19 comentários:

  1. Vou ter de exprimentar estas bolinhas de atum...
    Ficaram muito bonitas eu adoro atum...

    bjos

    ResponderEliminar
  2. Óptima sugestão! Muito práctica e económica :)
    Gosto muito de atum e estas bolinhas estão mesmo apetitosas... Hummmm
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!

    Adorei a sugestão e fiquei mesmo cheia de vontade de experimentar!
    No Sábado, se continuar este tempo bonito, vamos ao jardim Zoológico, e vamos levar o almoço para um piquenique! Acho que vou experimentar estes bolinhos!

    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. Bem verdade, nos dias que correm não podemos deitar comida fora...detesto fazê-lo...a semana passada o meu frigorífico avariou durante a noite e vi-me obrigada a deitar várias coisas fora, nem imaginas como me doeu o coração...
    Excelente sugestão para aproveitamentos, adorei
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bela sugestão esta para aproveitarmos o que temos no frigorifico... :)
    Obrigado pelas dicas.
    Ficaram muito bem... Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Já "raptei " a receita e vou fazer em breve!!!
    Obrigada pela partilha.
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Adorando eu atum claro que fiquei logo de olho nestas lindas e apetitosas bolinhas Vânia e prometo fazer um dia deste,

    beijokas e obrigado por partilhares!!

    ResponderEliminar
  8. COMO BOA APRECIADORA DE ATUM , ADOREI ESSAS BOLINHAS , FICARAM ÓTIMAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  9. économica e muito facil!! o meu pequeno vai adorar! bjks

    ResponderEliminar
  10. Que bela sugestão. Tenho que fazer :) Adoro o nome do Vosso blog. Parabéns. É tudo deliciosamente BOM

    ResponderEliminar
  11. que lindas bolinhas, adoro tudo que leva atum.Parabéns, beijokas

    ResponderEliminar
  12. A mim parece-me muito bom para aproveitar batatinhas que de vez em quando sobram.

    Obrigada por partilhares:)

    Bjinhos

    Se puderes visita o meu blog.

    http://culinariadalii.blogspot.com

    bigada

    ResponderEliminar
  13. Estão muito apetitosas e bonitas!
    Boas para eu levar para o emprego!

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Também gosto muito de atum e estas bolinhas já estão na minha lista de receitas a experimentar...

    jinhos

    ResponderEliminar
  15. As tuas bolinhas ficaram perfeitas optima sugestao.

    ResponderEliminar
  16. Devem ser uma delícia, além de muito económicas!!!!

    ResponderEliminar
  17. Que deliciosas estas bolinhas. Uma sugestão óptima e económica. Gostei muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Fizes-te um excelente aproveitamento essas bolinhas ficaram com uma cor excecional! Tambem cá em casa aproveito tudo, porque assim me ensinaram e faz-me mal deitar comida fora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito da tua sugestão. De certeza que irei fazer.

    Bjocas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.