quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jantar de aniversário

Mais uma festa de aniversário na família. Como o dia estava agradável decidimos fazer grelhados e optámos por fazer borrego grelhado que fica uma verdadeira delicia. Acompanhamos com arroz de legumes, batata frita caseira e salada.


Para a entrada fizemos alheira grelhada ( desfeita propositadamente) que servimos por cima de pão torrado. A alheira foi cortada em todo o seu comprimento e colocada a grelhar numa frigideira (velha). Depois foi servida sob pão torrado (alguns pães barrados com manteiga, outros simples). Uma delicia muito simples.




Como prato principal do jantar fizemos borrego grelhado. A carne deve ser temperada de véspera com bastante alho, louro , limão (sumo e algumas rodelas) vinho branco e algum tempo antes de confeccionar tempera-se de sal.



Depois de bem temperada e do lume feito coloque os pedaços de carne a grelhar até a carne estar alourada e bem passada de ambos os lados. 




Sirva a carne depois de grelhada com um molho feito com manteiga, limão ,um fio de óleo e alho picado que vai em lume brando até ferver. Desligue de imediato o molho e sirva por cima da carne. Se gostar pode adicionar umas gotas de picante ao molho.




Para acompanhar fizemos um arroz de legumes, uma salada de tomate com requeijão e azeitonas pretas, e batata frita caseira.

Para o arroz faz-se um leve refogado de cebola com azeite, juntam-se legumes congelados (bróculos, cenoura, couve- flor, feijão verde, etc). Deixa-se cozinhar uns minutos e junta-se arroz ,deixando fritar mais uns minutos para tomar gosto. Junta-se água e deixa-se cozer.



Acompanhamos também com uma salada de tomate,requeijão e azeitonas pretas. Temperada com um fio de azeite ,flor de sal, vinagre balsâmico e uma pitada de pimenta preta.



Fritamos umas batatas compradas num agricultor na zona de Sintra que são deliciosas tanto fritas como cozidas e o sabor é realmente diferente.




Para  sobremesa tivemos gelado, mousse de chocolate caseira,gelatinas e bolo de chantily e fruta.

11 comentários:

  1. Que bela mesa, muito bem recheada!!
    Cá erm casa também gostamos muito de borrego grelhado, no fim de semana passado grelhei umas costoletas e ficaram bem saborosas!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. o jantar estava optimo, mas o aniversariante gostou mesmo foi das prendas.... ahahah!!! quem não gosta de prendas.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Hummmm que belo jantarinho :))beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estava tudo com óptimo aspecto, mas a minha preferida foi mesmo a alheira :)
    Beijinhos


    Visita-me no meu novo cantinho :)
    http://inventurasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Gostei da parte da alheira desfeita! Esta, vou copiar! ;)
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Que belo almoço :), é tão bom ter a família junta assim :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Vânia,

    Que bela festa de aniversário , quantas iguarias à mesa, tudo muito bom , bjs

    ResponderEliminar
  8. Que bela festa, Vânia. Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.