sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Arroz doce de ovos moles de Aveiro

A receita vinha na Revista do Continente do mês de Junho. Originalmente chamava-se ovos moles de Aveiro, mas na realidade trata-se de um arroz doce de ovos moles de Aveiro e daí a alteração. Fica um arroz doce bastante diferente e bastante docinho, para os apreciadores de ovos moles parece-me uma óptima sugestão. Embora a receita na revista não o referisse, talvez se possa polvilhar com canela em pó no final. Deixo-vos a sugestão.


Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade: Mèdio
Tempo confecção: 1 hora

Ingredientes

5 gemas
200 g açúcar em pó
35 g arroz
1 dl água




Confecção

- Coza o arroz até ficar bem mole em água sem qualquer tipo de tempero.

- De seguida faça uma calda com o açúcar e a água.

- Junte o arroz bem cozido e bem escorrido e leve ao lume  deixando ferver por mais 5 minutos.

- Retire do lume  e deixe arrefecer um pouco. Retire um pouco do arroz para uma tigela e junte uma gema. Mexa bem para não talhar e incorpore esta parte no restante. Mexa bem. Repita a operação até esgotar as gemas, sempre com cuidado para que o ovo não talhe.

- De seguida,  leve o preparado a banho- maria para engrossar mexendo sempre .

- Coloque em taças individuais depois de arrefecido e se desejar leve ao frigorifico.



10 comentários:

  1. Parece bem guloso! Mas também a quantidade de açúcar é bombástica!

    ResponderEliminar
  2. Que tentação deve ser esse arrozinho!!

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto delicioso!! Também vi essa receita :) Resultou numa união perfeita esta sobremesa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Vânia, deve ter ficado uma maravilha, tem tudo para estar muito boa :))Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Esta receitinha está-me a piscar o olho :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ando com saudades de arroz doce, o teu ficou mesmo apetitoso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Estou aqui babando pelas suas fotos, ficaram lindas e a receita é ótima! beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Que delícia!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Eu já adoro o simples e básico arroz doce,sempre que encontro uma receita, cuja foto me enche o olho, ou seja, me parece um arroz bem cremoso, molinho e amarelinho, (é assim que gosto) logo experimento, mas confesso que, ainda não consegui manter esse creminho no dia seguinte, fica sempre rijo. Só me sabe bem, quando está ainda morninho.
    Agora, conseguiste fazer magia, juntar dois dos meus doces preferidos num só, arroz doce e ovos moles, isso é fantástico, aliás...já estou sonhando com o sabor...Adorei!!

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Belo arroz, nunca comi assim, só os ovos separados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.