terça-feira, 30 de agosto de 2011

Feijão - verde salteado com cogumelos- aproveitamentos

Tornou-se inegável: temos de poupar. A crise deixou de ser uma palavra usada em diversas circunstâncias para se começar a fazer sentir, cada vez mais, na vida de todos. Com as medidas de austeridade que se adivinham, aumentos e cortes, poupar tornou-se numa necessidade vital.

Poupar na cozinha e na alimentação é um tema que me tem sido colocado bastantes vezes e que me preocupa bastante, porque sempre acreditei que comer de forma económica e racional não significa comer mal ou ingerir nutrientes não benéficos para o nosso organismo.

Não raras vezes colegas e amigas me pedem receitas económicas, porque precisam de cozinhar de forma menos dispendiosa e não sabem como. Não raras vezes me enviam e-mail a pedir receitas com aproveitamentos e receitas boas, saudáveis e económicas.

Tive o privilégio de ter tido uma educação gastronómica muito racional e sensata e analisando a maior parte das receitas que confecciono em casa, são receitas económicas, caseiras, tradicionais. Talvez seja esse o segredo, retornar um pouco à cozinha tradicional portuguesa, comer bem e melhor sem gastar muito.

Outro dos segredos é o aproveitamento de refeições. Se sobram batatas cozidas de uma outra refeição, reutilize-as, ou massa cozida, ou umas sobras de arroz.

Faça sopas em casa e inicie as suas refeições com elas. Uma sopa é rica em nutrientes,equilibra o apetite para a refeição e é económica. Uma sopa pode até servir de refeição principal. Pode ver neste link mais de 60 sugestões de sopas variadas.

E agora vamos à receita. De umas sobras de feijão- verde cozido da refeição anterior fiz este acompanhamento, simples, económico e saboroso, repleto de nutrientes e bastante saudável.


Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo confecção: 10 minutos

Ingredientes

sobras de feijão- verde cozido e cortado em partes (cerca de 150 g)
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 dente de alho
1 colher sopa de azeite
1 colher café de mistura de especiarias variadas (vindas da Tunisia como já aqui falei) (pode usar outras a gosto)
salsa fresca

Confecção

- Pique finamente o alho. Deite o azeite numa frigideira e aloure o alho em lume brando , sem deixar queimar. Junte então os cogumelos devidamente escorridos e deixe fritar uns minutos, temperando a gosto com as especiarias.




- Assim que os cogumelos adquirirem um tom alourado  junte então o feijão verde e , com o lume no minímo, deixe fritar uns 3 minutos para tomar gosto.






- Tempere com salsa fresca finamente cortada e desligue o lume. Sirva de imediato.




6 comentários:

  1. Gosto bastante de refeições com aproveitamentes, são quase sempre muito saborosas e ricas.
    Gostei muito dos conselhos. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um optimo acompanhamento que gosto muito... bjks

    ResponderEliminar
  3. delicioso... mesmo so para mim e para a filha mais nova ..

    ResponderEliminar
  4. Olá, Vânia!Que delicioso acompanhamento!Cá em casa também se aproveita tudo e tens toda a razão, a cozinha tradicional é muito económica e saborosa. A roupa velha do Natal é um exemplo de aproveitamento que quanto a mim ainda é melhor que o prato original.
    Muito boas as tuas dicas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Um acompanhamento bem saboroso!
    Não é vergonha nenhuma reutilizar as sobras, conheço muita gente que não o faz, acho que fica sempre uma boa refeição.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa são todas aproveitadas e aprendi isso com a minha Mãe e com a minha Avó que são as pessoas que para mim melhor cozinham.
    Gostei imenso da tua sugestão!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.