quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Risotto de alho francês



Aprendi a gostar de risottos mas tenho também aprendido a fazê-los cada vez melhor. A realidade é que os risottos me saem cada vez melhores e confesso que nunca achei fácil encontrar o ponto certo de cozedura mas os últimos têm-me saído realmente muito bons.

Este foi feito com alho francês e ficou realmente uma delicía. Muito cremoso, é um acompanhamento que demora a fazer mas cujo resultado vale a pena.

Servi com uns panados de frango e ovos mexidos com alheira de azeitonas e espinafres.

Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade: Médio
Tempo Confecção: 45 minutos

Ingredientes

150 g arroz arboreo
1/2 cebola
1 fio de azeite
1 alho francês
1 colher sopa queijo fresco em creme (Philadélfia)
1 colher sopa manteiga
1 pitada de sal
1lt e meio água
1 caldo knorr galinha ou legumes




Confecção

- Comece por aquecer a água com o caldo knorr até ferver. Mexa para que o cubo derreta na água.

- Num tacho coloque o azeite e aloure, em lume brando, a cebola até estar translúcida. Junte então o alho francês cortado às rodelas finas e deixe refogar uns 3 minutos em lume baixo.

- Incorpore o arroz, deixe fritar 2 a 3 minutos e comece então a pôr o caldo. Coloque uma concha de caldo de cada vez e sempre que o caldo se evaporar junte mais. Repita a operação até verificar que o arroz estar cozido. Esta operação demora cerca de 35 minutos em lume médio /baixo.

- Tempere o risotto de sal  a gosto e já com o lume desligado incorpore então o queijo e a manteiga. Envolva bem para que os ingredientes se fundam no arroz e sirva de imediato.




9 comentários:

  1. Normalmente uso queijo ralado. Está realmente um regalo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. por acaso nunca experimentei fazer em casa mas achoq ue com o tempo e facil chegar la e o teu esta bem cremoso
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O teu risotto ficou com um aspecto mesmo bom!

    ResponderEliminar
  4. obrigada pela visita e comentários.

    Gosto muito de risotto e realmente tenho aprendido a confeccionar esta iguaria e tem-me saido muito bem.

    bjos

    ResponderEliminar
  5. Desde que aprendi a fazer risotto em casa não quero outra coisa....o teu ficou com um aspecto delicioso e bem cremoso.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Que belo rissoto e com alho francês ainda melhor, tenho de experimentar :)) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou com óptimo aspecto, com alho francês deve ser delicioso. Tenho de experimentar, nunca fiz risotto...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Pois que ficou com muito bom aspecto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Fiquei a babar com este arrozinho, gosto muito de risotto, tenho de experimentar cozinhar com alho francês, nuca fiz e gosto muito do sabor ;) parece ficar bem apetitoso. Um pratinho muito bem guarnecido, fiquei de olho nesses ovos mexidos...maravilhosos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.