quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vitela grelhada com pesto de amoras silvestres

Ando numa de aproveitar as amoras silvestres que as silvas nos oferecem com os seus cachos carregados tombando, pedindo para as apanharmos. Eu que não me faço de esquisita lá vou trazendo umas caixinhas com amoras para depois decidir o que fazer com elas.

Esta receita surgiu da necessidade de  usar um pedaço de carne de vaca que tinha comprado. Inicialmente era para cortar e fazer bifes, mas acabei por decidir grelhá-lo inteiro e só depois é que cortei a carne às fatias. O naco de carne foi uma promoção que apanhei no Continente e eu ando sempre atenta a promoções, porque tudo significa poupança.

Para acompanhar decidi então fazer um pesto com as amoras silvestres e posso desde já dizer que gostei muito do molho. è inesperado,mas muito saboroso. Aqui fica a sugestão.




Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade: Médio
Tempo confecção: 1 hora

Ingredientes

1 naco de lombo de vaca com cerca de 800 g
1 pitada de flor de sal

50 g amoras silvestres
1 fio de azeite
algumas folhas de manjericão
1 pitada de flor de sal


Batatinha assada para acompanhar e feijão verde cozido




Confecção

- Tempere o naco de carne com flor de sal. Prepare o grelhador e coloque a carne a grelhar, inteira, virando à medida que for alourando.

- Assim que estiver alourada de todos os lados, retire da grelha, fatie a carne em fatias com cerca de 1 dedo de grossura e leve novamente a grelhar até estar cozinhada ao gosto de cada um.

- Faça o pesto. No liquidificador coloque as amoras, uma porção de azeite, o manjericão e uma pitada de sal e bata tudo até obter uma espécie de emulsão.

- Coloque o molho numa taça e leve ao frigorifico  enquanto termina a carne.

- Coza as batatas golpeadas ao meio com sal e depois de cozidas embrulhe-as em papel de aluminío, coloque um pedacinho de manteiga em cada e coloque-as junto das brasas, para que assem lentamente. Coza  também feijão verde.

- Retire a carne do grelhador bem como as batatas e desembrulhe-as.

- Retire também o pesto do frigorifico e junte-lhe um fio de azeite e uma folhinha de majericão.

- Sirva então a carne com o molho , as batatas e o feijão verde.



12 comentários:

  1. Gostei da ideia do pesto de amoras, não conhecia e adorei a cor!

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de pesto, assim nunca tinha visto mas acredito que deve ter ficado uma delícia :))Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bela forma de usares as amoras silvestres bem diferente e inovador e para além disso esse pesto deve ter tornado essa carninha ainda mais deliciosa, adorei a sugestão Vânia,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Uhmmm..que apetitoso, um prato bonito, as cores são uma tentação. Esse pesto junto da carne aviva os sentidos, uma duplaperfeita, tem uma cor linda, acredito que o paladar seja bem forte.

    Vânia só uma questão, o pedaçinho de manteiga que referes nas batatas, é por dentro, antes de fechar o aluminio certo??...desculpa a azelhice, mas estou muito atrás nestas coisas, só faço mesmo o básico.
    Quanto à flor de sal, obrigado pela dica, assim fica mais fácil. Vamos ver se encontro por aqui, quem sabe no Continente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo agradável, e o pesto deve ser uma boa surpresa.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Sugestão bem diferente esse pesto de amoras.

    ResponderEliminar
  7. Uma delícia este prato, adorei!! Beijos, Marta

    ResponderEliminar
  8. Uma grande invenção esta.
    Desconhecia, obrigada pela ideia.

    Convido a visitar o meu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas pela visita e e comentários. eu andava à procura de um molho com as amoras para carne,mas não queria um doce,embora tenha pensado na compota, queria algo diferente.acabei por fazer este à experiência e gostei bastante pois fica uma espécie de emulsão,muito fresco e saboroso.

    quanto à questão das batatas, eu pus uma noz de manteiga em cada batata antes de a fechar, dá abor e faz com que não fique muito seca. Deve ser metida nas brasas mas não pode haver lume alto.

    ResponderEliminar
  10. Humm essa vitela me deu uma fome que delícia e muito criativo a forma de usar as amoras me parece que ficou perfeito, Vania adorei conhecer essas maravilhas que saem da sua cozinha volto sempre agora bjs!

    ResponderEliminar
  11. antes de mais, obrigada pelo blog, já vi aqui algumas coisas que me inspiraram. isso são amoras ou framboesas? é que eu experimentei fazer o molho e ficou bem mais escuro: http://imageshack.us/photo/my-images/18/pestoamoras.jpg/ Ah, acrescentei umas nozes picadas. talvez precisasse de umas natas...

    ResponderEliminar
  12. olá ana. Obrigada. São amoras silvestres,ficam mais rosadas que vermelhas.talvez tenham sido as nozes que escureceram o molho.

    bjos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.