sábado, 3 de setembro de 2011

Bacalhau 15 minutos


Assim lhe chamei pela rapidez com que se faz. É  uma variação do bacalhau á brás, refrescado pelo tomate que aqui combina tão bem e é feito no máximo em 15 minutos.  Para dias de maior pressa, para que não falte à mesa uma refeição confortável.

Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade: Fácil
Tempo confecção: 15 minutos

Ingredientes

200 g bacalhau desfiado e demolhado
2 pacotes pequenos batata palha
1 cebola média
1 dente de alho
1 dl azeite
1 colher café gengibre ralado
2 ovos
2 tomates alongados e maduros
azeitonas pretas

salada de alface para acompanhar



Confecção

-  Comece por cortar a cebola em rodelas muito finas e leve-as a alourar no azeite em lume brando para não queimaram. Quando estiverem translúcidas junte o bacalhau seco com um pano e deixe fritar em lume médio uns 3 minutos.

-  Baixe o lume e junte a batata palha e deixe perder volume. Mexa bem para o bacalhau se misturar com batata e no final junte então os ovos batidos e deixe cozinhar mais uns 2 a 3 minutos.

- Corte o tomate em rodelas grossas. Coloque uma rodela no prato. Com o auxilio de uma forma redonda pequena coloque a forma por cima da rodela do tomate e encha com o bacalhau, calcando com a ajuda de uma colher. Retire a  forma com cuidado e sobreponha outra rodela de tomate. Enfeite com uma azeitona e sirva com salada de alface.


9 comentários:

  1. Estou mesmo a precisar de ideias para refeições rápidas. Que lindo que ficou o teu bacalhau, dá mesmo vontade de comer.
    Bjs e Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Uma óptima ideia e uma apresentação bonita.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Uma variação de bacalhau à brás muito bem apresentada. Ainda por cima é tão rápido de se preparar. Não há desculpas para não o fazer. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Vânia!Gostei muito desta sugestão, rápida e com uma apresentação linda!Que mais podemos desejar? Somente o sol...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Rápido e bonito o empratamento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto muito gourmet :) E delicioso também! Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.