quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Duo de pastéis de bacalhau e de salmão aromatizados com limão

O que mais gosto por ter um  blog? Esta magia que criamos com as pessoas que não conhecemos e com quem partilhamos as nossas receitas. Nunca tive pretensões de ter um blog com receitas extraórdinárias mas pouco realizáveis, ou mesmo um blog com fotos artististicas, porque são tiradas em casa, no ambiente familiar da mesa posta, dos pratos vulgares, da toalha simples, do dia -a - dia.

Gosto desta magia de poder criar receitas e pensar que vão agradar a quem as lê sem a pretensão de querer ser invulgar, mas de ser apenas eu. Eu e a minha cozinha tão simples, tão repleta de coisas vulgares, do quotidiano que nos traáz uns dias de maior calma, mas outros de correria completa.

Gostar de cozinhar implica, para mim, gostar de comer e sinceramente, nada me apraz tanto como sentar-me com aqueles que amo a uma mesa simples e saborear o prato feito com tanto carinho.

Estes pastéis surgiram num dia de maior calma. Tinha planeado fazer uns pastéis de bacalhau , porque tinha saudades de comer uns, quando me lembrei de dois pequenos lombos de salmão que tinha no congelador. Porque não? Vamos lá então fazer uns pastéis de salmão, tipo pastéis de bacalhau! Resultado- uma verdadeira delicia!




Receita para 5/6 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo confecção . 45 minutos
Custo - médio

Ingredientes

pastéis de bacalhau

5 batatas médias
1 posta de bacalhau
1 cebola média
2 ovos
salsa fresca
farinha qb

pastéis de salmão

5 batatas médias
2 lombos de salmão
1 ovo
1 cebola média
raspa de meio limão
salsa fresca
farinha qb

1 folha de louro
sal qb
óleo para fritar




Confecção

- Comece por cozer as batatas com pele, cortadas em rodelas em água temperada de sal. Depois de cozidas deixe arrefecer e retire a pele.

- Coloque o bacalhau a cozer num tacho e noutro coloque o salmão, temperados de sal e com uma folha de louro.

- Depois de cozidos retire do caldo e deixe o  bacalhau e o salmão arrefecerem. Desfaça-os depois em lascas.

- Divida metade da quantidade das batatas em duas tigelas e esmague-as com o auxilio de um garfo ou esmagador de batatas de modo a que fique um puré bastante consistente.

- Numa tigela coloque as lascas de bacalhau e na outra coloque então as lascas de salmão. Junte em ambas a cebola finamente cortada , bem como a salsa e amasse bem. Junte os ovos e uma pitada de sal e volte a  mexer para obter um puré. No caso dos pastéis de salmão acrescente também a raspa de limão. Se estiver pouco cosbistente junte farinha até adquirir a consistência desejada.

- Faça então os pastéis , segundo o método antigo, são feitos com o auxílio de 2 colheres de sopa, do mesmo tamanho. Põe-se um pouco de massa numa das colheres e depois, passa-se para a outra, como a foto ilustra.



- Frite então os pastéis em óleo bem quente, até estarem alourados. Repita a operação até terminar ambas as massas.




- Sirva-os acabados de confeccionar ou frios se preferir, com legumes cozidos e arroz de feijão e tomate.


3 comentários:

  1. Hummm.... que pecadinho hoje aqui encontro so peixinho, receita fantàstica e então esse arroz me fez crescer àgua na boca, ficou uma refeição perfeita amiga, os meus parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bonito texto que escreveste e os pasteis ficaram óptimos.
    Nunca misturei estes 2 ingredientes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. obrigada pela partilha. Eu também adoro cozinhar, comer, partilhar a mesa -- é para mim um grande momento da vida, o convivio com a família, amigos é dos mais importante ...
    até breve e bom feriado
    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.