sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lombo de porco à madeirense

 Habituei-me a comprar as revistas do Pingo Doce e do Continente pelo seu preço, mas principalmente pela variedade de receitas práticas e realizáveis que trazem.  Não gosto de livros nem de revistas de culinária que tragam receitas muito bonitas mas que na realidade eu não as faço em casa, por serem mais complicadas, de difícil elaboração ou com produtos e utensílios que não possuo ou que não costumo utilizar.

Gosto de receitas práticas que eu olhe e tenha a certeza que vou fazer  em casa sem grandes dificuldades. Por esta razão também a revista Sabe bem, faz bem, do Pingo Doce me conquistou. È uma revista bimestral, com o preço de 50 cêntimos, com mais de 30 receitas e muitos artigos de interesse.

Foi no n.º 3 desta revista, para o mês de Setembro /Outubro que encontrei esta receita de lombo de porco à madeirense. Na rubrica Portugal á mesa, assistimos a uma viagem de sabores pelo nosso maravilhoso Portugal desde o Minho aos Açores, não faltam sugestões deliciosas que merecem ser experimentadas.

Comecei por experimentar esta receita madeirense que resulta num lombo de porco de sabores inesperados mas deveras irresístiveis! A novidade aqui é que este lombo não é feito no forno, mas num tacho. Aqui fica a sugestão.


Receita para 4/5 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo confecção - 1h30
Custo - médio

Ingredientes

1 lombo de porco com 600 g
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de pimentão doce
1 colher de café de noz - moscada
1 colher de café de canela em pó
2 colheres de sopa de mel
4 dl vinho branco
1 haste de alecrim
grãos de pimenta qb
100 g cebola
3 colheres de sopa de azeite






Confecção

- Limpe o lombo de porco de peles e gorduras e coloque-o num tabuleiro.

- Misture o sal com o pimentão doce a noz - moscada , a canela em pó e o mel e barre a carne com esta mistura. Regue com o vinho branco, junte o alecrim e os grãos de pimenta e deixe marinar de um dia para o outro, no frigorífico, virando a carne de vez em quando.

- No dia da confecção, descasque a cebola, pique-a finamente e leve-a ao lume num tacho com o azeite. Quando começar a alourar junte a carne bem escorrida e aloure-a de todos os lados. Reduza o lume, regue com a marinada e deixe cozinhar tapado sobre um lume brando durante cerca de 1 hora.

- Sirva a carne cortada em fatias, com o molho que resultou da cozedura e com acompanhamento a gosto.





Nota - Servi com batata frita caseira, mas a receita dizia para se acompanhar com uma receita de milhos com espinafres. Apesar de não ter feito este acompanhamento deixo aqui a indicação para quem tiver curiosidade e quiser experimentar. Eu acabei por experimentar uma receita de fritos de milho e adorei,mas esta ficou por experimentar. De qualquer forma aqui fica.

8 dl água
1 colher chá de sal
2 colheres sopa de azeite
200 g farinha de milho
4 dentes de alho
150 g folhas de espinafres frescos

- Leve um tacho ao lume com a água e quando começar a ferver junte-lhe o sal, uma colher de sopa de azeite e a farinha de milho peneirada, mexendo sempre. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos, mexendo com frequência.

- Descasque e pique os alhos e leve-os ao lume com uma colher de sopa de azeite. Quando começarem a alourar, junte as folhas de espinafre e cozinhe-as até murcharem.

- Misture os espinafres com o preparado de farinha de milho e deite tudo numa travessa funda.

8 comentários:

  1. Bem, esse pratinho deliciou-me, ficou fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também compro essas revistas, o preço é óptimo e trás receitas muito interessantes. Bjs
    Belo lombo, bem apetitoso.

    ResponderEliminar
  3. Um lombinho fantástico e cheio de aromas irresistíveis. Adorei!!!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Também comprei, traz bastantes sugestões e o preço é excelente! Esta receita ficou-me debaixo de olho e vendo-a aqui tenho ainda mais certeza que a vou experimentar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. tem optimo aspecto , o lombo! hei de fazer esta receita um destes dias:) beijinho

    ResponderEliminar
  6. Gosto do agridoce, deve ficar um aroma maravilhoso. Obrigada pela visita ao meu blog :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.