segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Panados de frango no forno com risotto de beringela



A ideia destes panados surgiu da necessidade de não os fazer fritos e decidi experimentar fazê-los no forno. A experiência correu muito bem e os panados ficaram muito bons. O risotto, também foi uma agradável  experiência e algo surpreendente, pois não sabia se a beringela combinava bem com o risotto.

A cozinha é isto: é a experiência, é o tentar, o falhar e o acertar, mas acima de tudo , temos de testar produtos, combinações e receitas! Porque pudemos falhar muitas vezes, mas quanto mais falharmos maior é a possibilidade de acertarmos e de nos tornarmos melhores na cozinha.


Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade- médio
Tempo confecção - 45 minutos
Custo - médio

Ingredientes

panados de frango

3 peitos de frango
sumo de 2 limões
flor de sal
pão ralado alho e ervas Espiga


risotto de beringela

1/2 beringela roxa
150 g arroz arbóreo
azeite qb
1 colher sopa de cebola
1 lt de caldo de galinha (feito com cubo)
flor de sal
1 colher de sopa de queijo creme (tipo philadelphia)



Confecção

- Comece por preparar os panados. Corte os peitos de frango em pedaços de tamanho médio. Regue-os com o sumo de limão e tempere de flor de sal. Deixe marinar uns 10 minutos.

- Passado esse tempo coloque o pão ralado numa tigela e passe os pedaços de frango pelo pão ralado. Disponha-os numa travessa e leve ao forno a 200 º durante cerca de 35 a 40 minutos ou até verificar que estão a ficar alourados. Vire-os a meio da cozedura para alourarem de ambos os lados.

- Enquanto os panados estão no forno, trate do risotto. Corte a beringela aos cubos (depois de ter estado cerca de 20 minutos com sal numa travessa, cortada às rodelas). Num tacho coloque o azeite e aloure a cebola em lume brando. Junte os cubos de beringela e deixe fritar uns 2 minutos em lume brando. Incorpore então o arroz e deixe fritar também uns 3 minutos com o lume sempre no mínimo.

- Junte então a 1ª concha de caldo (feito com o cubo e com água a ferver) e deixe evaporar. Repita a operação até o arroz estar cozido (cerca de 30 minutos) , deixando sempre o caldo evaporar e mexendo.

- No final, desligue o lume do arroz e junte o queijo creme. Envolva bem para que fique cremoso de forma uniforme.

- Retire os panados de frango do forno e sirva-os com o risotto de beringela.


4 comentários:

  1. Duas coisas muito agradáveis!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vânia, perfeito esse risotto de beringela, bem do meu agrado. e os panadinhos, super saudáveis, também faço sempre no forno.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Está com um excelente aspecto este pratinho. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro risotto, esse deve ficar delicioso.
    Os panados no forno ficam bons, mas na minha opinião um pouco secos, foi por essa razão que optei por comprar a Actifry.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.