quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rolinhos de peru estufados com courgette, beringela e cenoura




























Uns bifes de peru descongelados para o jantar ditaram esta receita numa necessidade de gastar alguns legumes que tinha no frigorífico. Resultou numa agradável refeição, feita com alguma rapidez, principalmente porque a confecção em si de um estufado simples exige pouco trabalho, mas o sabor dos estufados é algo que adoro e que faço sempre que posso.


Os legumes escolhidos foram a beringela, a courgette e a cenoura numa combinação algo agridoce que gostei bastante. Os rolinhos foram recheados com courgette para os tornar mais deliciosos.  Aqui fica a sugestão.


Receita para 2/3 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo confecção- 35 minutos
Custo - económico

Ingredientes

3 bifes de peru
1 courgette média
1 beringela média
1 cenoura grande
1/2 cebola
3 tomates médios
1 fio de azeite
coentros frescos
1 colher de chá de mostarda
1 pitada de flor de sal
0,5 lt de água
1 caldo de legumes em cubo




























Confecção

- Prepare os bifes de peru. Bata a carne com um martelo de cozinha para que fiquem mais tenros. Tempere-os de sal e deixe tomar gosto uns minutos enquanto prepara a restante receita.


- Corte a cebola em cubos pequenos, retire a pele aos tomates em água quente e corte-os aos cubos e lave bem as cenouras,a  courgette e a  beringela e corte-os todos em cubos grandes com a casca. Reserve um pouco da courgette e corte-a em tiras (sem a casca) para rechear a carne.

- Sobre cada bife de peru coloque um pouco de mostarda e uns palitos de courgette. Enrole então a carne e prenda com um palito.

- Num tacho coloque os legumes (courgette, beringela e cenoura) e por cima disponha os rolinhos.  Cubra com a cebola, o tomate aos cubos e regue com um fio de azeite e com a água. Tempere de sal (pouco) e adicione o cubo de caldo de legumes. Aromatize com um molho de coentros frescos e tape o tacho. Leve a lume médio / brando e mexa passado uns 10 minutos de colocar ao lume para os ingredientes se fundirem por igual.




- Cozinhe com o tacho tapado vá vigiando de vez em quando para ver se a carne já está cozinhada. Conte com cerca de 20 minutos para que fique pronto. Depois de cozinhado, aromatize novamente com coentros frescos cortados. Sirva a carne com os legumes acabados de confeccionar.




7 comentários:

  1. Outra boa sugestão!
    Gosto dos legumes assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma delícia!
    Ficou magnífico o prato.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. o pessoal cá de casa costuma franzir o nariz à beringela e à curgette, por isso estou tentada a fazer esta receita só para mim.

    ResponderEliminar
  4. Quwe refeição tão apetitosa Vânia, mais uma optima sugestão

    beijinhos e obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  5. Hum que delicia, esta receita tem tudo o que eu adoro, muito saudável.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. fica sempre bem, está com ótima apresentação bem colorida!
    Um bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.