quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lasanha de frango com cogumelos- aproveitamentos


Já experimentei fazer lasanhas de várias coisas. Já fiz lasanha de atum aromatizada com coentros , lasanha de cogumelos, lasanha de pato com cogumelos, lasanha tradicional e lasanha de camarão. Todas diferentes, mas todas deliciosas. A descoberta da massa fresca para lasanha do Pingo Doce, por menos de 1€ ainda veio trazer mais vezes para os menus as deliciosas lasanhas.

Esta foi feita com sobras de frango cozido, com o qual também fiz uma canja , por isso um frango deu para 2 refeições, nada mais económico. Todos os dias ouvimos falar em crise, em cortes, em medidas de austeridade e o nosso pensamento deve começar já a orientar-se para a poupança. Nos últimos anos a palavra poupança parece que assumiu uma conotação negativa.

Habituamos-nos a viver acima das nossas possibilidades, deixámos de poupar e colocamos de lado a chamada noção de economia doméstica. Talvez esteja na altura de retornar a esses conceitos e aprender a gerir melhor os orçamentos familiares. Sem nunca deixar de comer bem, mas aprender a comprar e cozinhar de forma racional. Ao final do mês a diferença será visível no nosso orçamento doméstico.


Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo confecção - 40 minutos
Custo - económico

Ingredientes

4 fatias de massa fresca para lasanha (usei marca Pingo Doce)
sobra de frango (cerca de 400 )
1 lata cogumelos 125 g
1 fio de óleo
1 colher sopa margarina
2 colheres sopa de polpa de tomate
125g queijo mozzarella ralado
250 ml leite
1 colher sopa de amido de milho Espiga
1 ovo
sal e noz moscada






Confecção

- Comece por fazer o bechamel. Misture a farinha com o leite bem misturado para não ficar grumos e leve a lume brando mexendo sempre até começar a engrossar. Junte a gema de ovo, tempere de sal e noz moscada e mexa bem com uma vara de arames até engrossar a gosto. Retire do lume e deixe arrefecer.

- Prepare a restante receita. Desfie o frango em lascas. Numa frigideira coloque o óleo e a margarina e leve a aquecer. Frite os cogumelos até estarem alourados.





- Junte de seguida o frango desfiado e a polpa de tomate e envolva bem. Deixe cozinhar uns 3 minutos em lume brando e tempere de sal a gosto.



- Junte então um pouco de bechamel e envolva bem, mexendo e deixando ao lume brando mais uns 3 minutos. Passado este tempo desligue o lume e deixe arrefecer um pouco.





- Num tabuleiro de forno coloque uma porção de bechamel no fundo e coloque a 1º placa de massa para lasanha. Cubra com o recheio de frango.



- Cubra com outra placa de massa e repita a operação até terminar a massa e o recheio. Espalhe o restante bechamel por cima (pode pôr um pouco de leite à volta para ficar mais cremosa) e polvilhe com o queijo ralado.



- Leve a lasanha ao forno a 250 º até a lasanha estar alourada. Sirva com salada verde a gosto.





17 comentários:

  1. Sem mais palavras digo EXCELENTE

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Vânia, realmente as pessoas deixaram para trás o conceito da poupança e agora muitos vão ter dificuldades em gerir os seus rendimentos. Eu não vou ter esse problema, pois consegui o que tenho à base da poupança. Agora é que se vai ver quem são os organizadinhos!:)

    Gostei muito da tua lasanha, é económica e por isso não deixa de ser deliciosa. Também já fiz de frango e gostei bastante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vânia que lasanha deliciosa, também tenho lá uns restinhos de carne para fazer o mesmo :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ficou excelente a tua lasanha, e é uma boa maneira de se aproveitar sobras de outras refeições.

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Adorei a sua receita, gosto bastante de lasanha, mas nunca fiz em casa, acho que vou tentar fazer um dia destes.
    Boa continuação
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Também já experimentei com milho e também fica óptimo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A tua lasanha ficou um mimo. Massa fica bem com quase tudo e se for com aproveitamentos ainda mais contentes ficamos. Agora a 1€?? Vou já comprar! bjs

    ResponderEliminar
  8. Excelente refeição. Conseguiste abrir-me o apetite.
    beijo

    ResponderEliminar
  9. Adorei, já fiquei com água na boca, podes mandar uma colherada, hhehehehe - que fome

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Belo aproveitamento amiga...maravilha....bjokitass

    ResponderEliminar
  11. Adoro lasanhas Vânia e a tua ficou bem apetitosa, também costumo comprar essa massa do Pingo doce e vale bem a pena. Obrigada por partilhares

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  12. vANIA... lasanha lá em casa só para mim mesmo... nao sei... ás vezes acho que alem da minha costela brasileira devo ter uma italiana e ainda outra de algum pais exotico... é que para mim a comida quanto mais ecxotica melhor... mas todos andam a postar lasanha... acho que vou ter de fazer um pouquinho so para mim... senao morro de desejos!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Mas que maravilha tem muito bom aspecto! Já se comia!

    ResponderEliminar
  14. Um aproveitamento mesmo como gosto!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Vim conhecer seu blog e ´gostei tanto que estou lhe seguindo.
    A receita de hoje tem tudo que gosto e, principalmente é feita com aproveitamento de sobras, que é uma prática comum na minha cozinha.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.