quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pato assado com molho de laranja à Mª de Lurdes Modesto em Dueto na Cozinha com...


Esta podia perfeitamente ser mais uma sugestão de Natal. Sou grande apreciadora de pato assado e já algum tempo que procurava uma receita de molho de laranja que tinha visto fazer uma vez na televisão.

Desta vez lá decidi procurar a receita e encontrei uma da Mª de Lurdes Modesto, no site Petiscos, que muito me agradou. Com as devidas alterações aqui fica a receita para mais este Dueto na cozinha cujo ingrediente escolhido foi o pato.




Receita para 4/5 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo confecção- 1h30
Custo- médio

Ingredientes

1 pato com cerca de 2 kg
5 laranjas
1limão e sumo de 1/2 limão
sal q.b.
2 c. sopa azeite
1 c. café de pimentão doce
1 dl água
2 c. sopa amido de milho
1 dl caldo de galinha
1 dl vinagre (usei de frutos vermelhos)
2 c. sopa de açúcar



Confecção

- Lave bem o pato. Numa tigela misture o sal com o pimentão doce e o azeite e barre o pato com esta mistura. Coloque-o num tabuleiro de forno e regue com o sumo de 2 laranjas. Coloque 1 laranja e 1 limão  cortados ao meio dentro do pato. Leve ao forno, primeiro a 200º durante cerca de 45 minutos e depois aumente o lume para 220º, 250º até acabar de assar e corar. O pato deve demorar cerca de 1 h 30 a assar(depende dos fornos). Vá regando o pato com o molho que se forma e acrescente água ao tabuleiro assim que comece  a secar.

- Enquanto o pato assa prepare o molho. Retire a pele a 2 laranjas, tirando bem a parte branca e corte-as em pequenas tiras finas. Escalde-as em água a ferver durante 5 minutos e deixe em infusão uns 10 minutos.

- Num recipiente à parte ferva o vinagre com o açúcar até obter um caramelo claro (o lume deve estar médio). De seguida junte o caldo de galinha (fiz com um cubo de galinha) e o sumo de limão. Desfaça o amido de milho num pouco de água e, com o lume no mínimo, junte ao molho mexendo bem até engrossar. No final junte as cascas de laranja e a calda onde as ferveu. Aumente o lume e mexa continuamente. O molho deve ficar uma espécie de calda espessa mas não em demasia.

- Retire então o pato do forno e sirva ou com o molho por cima ou coloque o molho numa tigela para que cada um se sirva. Servi acompanhado com batata frita.




2 comentários:

  1. Votos de um Feliz Natal, com tudo de maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar esta receitinha, deve ter ficado uma delícia:)

    Bom e santo natal
    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.