Há sabores muito portugueses, cheios de tradição, mas não só, também cheios de lembranças. Há muito tempo que não fazia este prato e foi bom poder fazer e saborear novamente um prato tão tradicional na minha família quanto umas pescadinhas fritas com arroz de tomate. O meu avô comia-as sempre temperadas com vinagre e alho e eu aprendi a gostar assim e assim as temperei. Hábitos dele e do meu pai de pôr vinagre em pratos como o arroz de bacalhau, o arroz de tomate, peixe frito e por aí adiante. Deixo então a sugestão.
Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 35 m
Custo - económico
Ingredientes
- 5 ou 6 pescadas para fritar
- farinha de milho
- sal
- 150 g arroz carolino extra longo
- 2 tomates (usei congelados)
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- azeite
- 1 c. sopa polpa tomate
- sal q.b.
- 1 tira de pimento encarnado
Preparação
- Com umas horas de antecedência ponha sal no peixe ( peça na peixaria para lhe arranjarem as pescadinhas para fritar).
- Prepare o arroz. Aloure a cebola e o alho num fio de azeite. Junte o tomate aos cubos, sem pele, o pimento cortado às tirinhas e a polpa de tomate, deixe refogar um pouco e por fim acrescente o arroz. Deixe fritar uns minutos em lume brando e de seguida junte água (cerca de 0,5lt) e tempere de sal a gosto e deixe cozer cerca de 15 minutos. Mexa de vez em quando e veja se necessita de mais água.
- Entretanto lave as pescadinhas e seque-as bem com um pano. Aqueça o óleo numa frigideira (alta para cobrir metade da pescada) e quando o óleo estiver bem quente passe o peixe pela farinha, sacuda e ffrite no óleo. Vire e frite do outro lado deixando bem lourinha de ambos os lados. Retire e escorra.
- Sirva as pescadinhas com o arroz de tomate e se quiser seguir a sugestão tempere -as com alho laminado e umas gotas de vinagre.
que delícia,ja anotei a receita
ResponderEliminarFicou um pratinho muito bonito. Já não como pescadinhas há já algum tempo... Beijinhos
ResponderEliminarbem verdade um pratinho bem português lá em casa da minha mãe faziasse muitas vezes...
ResponderEliminarMuito bom o sabor da comida Portuguesa. Já há algum tempo que não faço pescadinha de rabo na boca. Mas é uma delícia.
ResponderEliminarNão tenho esse hábito de temperar com vinagre.
Bjs e um Bom fim de semana
yummmiiiii! adoro!
ResponderEliminarGosto muito deste prato e não como há imenso tempo!
ResponderEliminarBjs