A frittata é o equivalente a uma omelete aberta, não dobrada, tipicamente italiana, que pode ser feita com os mais variados ingredientes, mas na qual os ovos não podem faltar. Originalmente primeiro é frita lentamente e depois vai ao forno a gratinar. Não foi o caso, pois foi apenas frita mas ficou uma delicia. Serviu para aproveitar umas sobras de batatas fritas aos cubos do almoço, que se reinventaram nesta frittata , muito semelhante à tortilha espanhola. Na realidade, quanto mais olho para algumas receitas de cozinha do mundo mais descubro diversas receitas muito semelhantes noutras partes do planeta. A culinária tem essa magia!
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 25 m
Custo - económico
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 c. sopa de natas
- azeite q.b.
- sobras de batata frita aos cubos (cerca de 100 g)
- 2 fatias de presunto
- sal e pimenta
- 1 c. sopa de cebola picada
- 20 g queijo da ilha ralado
- salsa q.b.
Preparação
1. Comece por bater os ovos com as natas. Junte as batatas, o presunto cortado às tiras finas, o queijo da ilha ralado e tempere de sal e pimenta a gosto.
2. Numa frigideira coloque o azeite e leve ao lume a aquecer. Junte a cebola picada e aloure-a.
3. Adicione à frigideira a mistura dos ovos, reduza o lume para o mínimo e deixe fritar lentamente com a frigideira tapada até a parte de baixo alourar por completo e a parte de cima estar como cozida.
4. Vire a frittata com o auxilio de uma espátula ou coloque-a num prato e vire-a colocando na frigideira a parte não alourada para fritar desse lado.
5. Retire-a do lume e sirva-a de imediato.
Está com um aspecto mesmo muito bom, adorei!
ResponderEliminar