sexta-feira, 6 de Abril de 2012

Arroz de pato com enchidos à minha moda



























Cá por casa o arroz de pato faz-se assim. È receita da minha mãe e é uma forma muito simples de fazer o arroz de pato, do qual ainda se aproveita o caldo e algum arroz para fazer uma canja. É feito com 3 variedades de enchidos e por vezes também colocamos bacon.

Não se trata da receita original de arroz de pato, mas de uma derivação. Esta receita o arroz não é frito, é apenas cozido no caldo do pato e depois vai ao forno.É daqueles pratos para se fazer quando se tem tempo porque o pato demora bastante tempo a cozinhar e desfiar a carne, cozer o arroz e ainda levar ao forno demora o seu tempo. É uma boa sugestão para fazer num dia como hoje, sexta - feira santa.

Receita para 3/ 4 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo preparação- 2h
Custo- médio- alto

Ingredientes
  • 1/2 pato (cerca de 1kg)
  • 350 g arroz carolino
  • 1/2 chouriço de carne
  • 1/2 chouriço de vinho
  • algumas rodelas de paio
  • 2 cebolas
  • sal
  • 1 fio de azeite


 Preparação

1. Na panela de pressão coloque cerca de 2,5 lt de água (depende do tamanho do pato) ,as  cebolas descascadas mas inteiras, o chouriço de carne e o pato. Tempere de sal, tape a panela e deixe cozer cerca de 1h20.

2. Depois do pato estar cozido retire-o da panela, deixe arrefecer e desfie, limpando-o de peles e ossos.Retire também o chouriço e corte-o em rodelas. Reserve.

3. No caldo onde cozeu o pato (retire as cebolas) coza o arroz com um fio de azeite.. Depois de cozido (pode aproveitar o caldo e algum arroz para uma canja) escorra bem o arroz e coloque-o num tabuleiro de forno. Junte o pato desfiado e envolva para que a carne fique bem distribuída.Alise o preparado.

4. Corte o chouriço de vinho e o paio e cubra o arroz com o chouriço cozido, o chouriço de vinho e o paio e leve ao forno a 220º até os enchidos alourarem.

5. Sirva ainda quente com salada.



2 comentários:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.