quarta-feira, 13 de junho de 2012

Esparregado de espinafres à minha moda



























Espinafres são um legume que tenho aprendido a gostar. Primeiro em sopas, depois no esparregado e por fim tenho-me aventurado noutras utilizações. Recorro muitas vezes aos espinafres congelados, mais práticos no dia-a-dia que os frescos que se deterioram rapidamente.

 Porém,  o sabor é completamente diferente e quando posso compro os espinafres frescos para usar no próprio dia. Foi o caso deste esparregado bem tradicional e muito bom, cujo sabor é tão agradável por ser feito com espinafres frescos. Este é talvez o melhor esparregado que já comi e vale a pena ser feito.


Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 30 m
Custo - económico

Ingredientes
  • 1 molho de espinafres com cerca de 400 g
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 c. sopa de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • 1 c. sopa farinha
  • 1 pitada de sal
  • 200 ml natas
  • noz moscada q.b.


Preparação

1. Leve um tacho ao lume com água e sal e quando a água começar a ferver introduza os espinafres lavados. Deixe cozinhar  até ficarem bem verdes. Retire-os da água para um escorredor e deixe que percam todo o suco, que poderá ser um pouco amargo. Esprema-os bem no escorredor.

2. Enquanto os espinafres cozem leve a lume (brando) num tacho  com as natas, uma pitada de sal e noz moscada e deixe aquecer, sem deixar ferver.

3. Num tacho coloque a manteiga e o azeite e nela aloure a cebola finamente picada e o alho. Baixe o lume e junte a farinha. Mexa até a farinha mudar um pouco de cor para um tom mais acastanhado. Junte então as natas e mexa delicadamente até formar um creme.

4. Incorpore então os espinafres cozidos, cortados antes grosseiramente com uma faca, e envolva muito bem no preparado. Rectifique os temperos, mantenha em lume brando, mexendo, até obter uma consistência cremosa.

5. Retire do lume e sirva de imediato.


Nota-

Se não gostar de encontrar pedaços inteiros de espinafres  triture-os antes de os colocar no preparado, ao invés de os cortar apenas.

6 comentários:

  1. Simplemente delicioso. Normalmente tento evitar as natas, mas tenho mesmo de experimentar, deve ficar tão cremoso .....
    Bjkas

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Vânia!

    Gosto muito de esparregados e este teu tem um aspecto muito agradável.

    ResponderEliminar
  3. Que receita deliciosa. Sou muito fã de espinafre.

    Um abraço, Fabiana
    http;//sabornoprato.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. gosto muito de esparregado. no entanto só costumo fazer com grelos ou nabiças e uso leite na sua confecção. esse parece mesmo cremoso. optimo acompanhamento! ficava bem nas lulas recheadas do meu jantar!

    ResponderEliminar
  5. Têm um bom aspecto ,mas nós não gostamos de esparregado.
    Beijinhos
    Brigida e Claudia

    ResponderEliminar
  6. Esta receita tem um óptimo aspecto, tal como tudo neste blog! Ontem experimentei a receita de pizza e ficou mesmo divinal, publiquei lá no meu blog :D

    Beijinhos! :)

    Joana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.