Tiborna é uma das muitas receitas de cozinha tradicional portuguesa. Consiste no pão "torrado" na grelha e embebido em bom azeite. As derivações da tiborna são muitas e a tibornada de bacalhau é uma delas. Umas vezes servido simples, outras com batata a murro, esta é uma receita simples, mas tão simples que ficamos fascinados com o seu sabor. Com azeitonas, pimento ou tomate muitas são as actuais variações.
Na região de entre o Douro e Minho esta refeição era preparada no dia em que se fazia a aguardente ou na altura do fabrico do azeite, era uma forma simples e deliciosa de preparar o bacalhau. Segundo alguns, é o nome dado à ceia, mas também é o que chamavam ao pão quente embebido em azeite novo, a que os lagareiros costumavam juntar lascas de bacalhau, numa tigela.
É uma verdadeira delicia que deve ser experimentada. Este não foi feito com batata a murro mas com pimento também ele assado nas brasas e servido com o pão torrado que dá o nome ao prato, há quem lhe chame tiborna ou torricado, e que se trata de um delicioso pão de alho, bem tradicional e saboroso.
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo preparação- 30 m
Custo - médio
Ingredientes
- 2 postas de bacalhau crescido demolhado
- 1 pimento encarnado
- 8 dentes de alho
- 1 ramo de salsa fresca
- 1 dl de azeite virgem extra
- sal e pimenta q.b.
- pão duro q.b.
Preparação
1. Asse o bacalhau na brasa e depois de assado desfaça-o em lascas. Na brasa torre também as fatias de pão e asse o pimento. (Coloque depois o pimento num saco plástico fechado, o vapor dentro do saco ajudará a que largue facilmente a pele).
2. Coloque o bacalhau numa travessa e junte o pimento às tiras. Esfregue cada fatia de pão torrado com meio dente de alho, regue-o com um fio de azeite e leve novamente à grelha até ouvir "fervilhar" Retire o pão da grelha. (se quiser pode salpicar com um pouco de sal antes). Coloque-o depois à volta da travessa para o servir com o bacalhau.
3. Aqueça o azeite com os restantes alhos laminados e regue o bacalhau com o azeite. Tempere a gosto de sal e pimenta preta e regue o bacalhau com o azeite. Salpique com a salsa picada e sirva.
Nota
- Use pão saloio de preferência, ou outro qualquer pão denso por dentro.
- O azeite deve ser bom, opte por um azeite Virgem extra de boa qualidade.
Uma receita a copiar! :)
ResponderEliminarBeijinho
Um petisco delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos
Que belo prato...Nunca experimentei!
ResponderEliminarBjokinha
Rita
Sua receita é colorida, vistosa, um brilho só. Adorei a dica e esse bacalhau é tudo de bom! =)
ResponderEliminarmuito bom para petiscar ... acompanhado com um branquinho fresco ... que delícia :)
ResponderEliminarTinha na ideia que Tiborna é só pão torrado e untado com azeite, mas esta deixou-me com água na boca. Está mais completa (bem acompanhada) e deve ser uma refeição muito boa, vou fazer um dia destes.
ResponderEliminarbjokas
olá. sim, a tiborna ou torricado é o pão torardo com azeite, mas a este prato com o bacalhau também ele assado chamam tibornada porque é servido com o pão. beijos
EliminarADORO E APESAR DE JÁ TER ALMOÇADO JÁ ME SERVIA.
ResponderEliminarESTA FANTÁSTICA.
BJS
Este prato está muito apetitoso!!
ResponderEliminarAbraços, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br
Olá querida Vania !
ResponderEliminarAdorei ! Uma receita bem portuguesa !
Fantástico !
Beijinhos.