quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tibornada de bacalhau e pimento



























Tiborna é uma das muitas receitas de cozinha tradicional portuguesa. Consiste no pão "torrado" na grelha e embebido em bom azeite. As derivações da tiborna são muitas e a tibornada de bacalhau é uma delas. Umas vezes servido simples, outras com batata a murro, esta é uma receita simples, mas tão simples que ficamos fascinados com o seu sabor. Com azeitonas, pimento ou tomate muitas são as actuais variações.

Na região de entre o Douro e Minho  esta refeição era preparada no dia em que se fazia a aguardente ou na altura do fabrico do azeite, era uma forma simples e deliciosa de preparar o bacalhau. Segundo alguns, é o nome dado à ceia, mas também é o que chamavam ao pão quente embebido em azeite novo, a que os lagareiros costumavam juntar lascas de bacalhau, numa tigela.

É uma verdadeira delicia que deve ser experimentada. Este não foi feito com batata a murro mas com pimento também ele assado nas brasas e servido com o pão torrado que dá o nome ao prato, há quem lhe chame tiborna ou  torricado,  e que se trata de um delicioso pão de alho, bem tradicional e saboroso.




Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo preparação- 30 m
Custo - médio


Ingredientes

  • 2 postas de bacalhau crescido demolhado
  • 1 pimento encarnado
  • 8 dentes de alho
  • 1 ramo de salsa fresca
  • 1 dl de azeite virgem extra 
  • sal e pimenta q.b.
  • pão duro q.b.






 Preparação

1.  Asse o bacalhau na brasa e depois de assado desfaça-o em lascas. Na brasa torre também as fatias de pão e asse o pimento. (Coloque depois o pimento num saco plástico fechado, o vapor dentro do saco ajudará a que largue facilmente a pele).

2.  Coloque o bacalhau numa travessa e junte o pimento às tiras. Esfregue cada fatia de  pão torrado com meio  dente de alho, regue-o com um fio de azeite e leve novamente à grelha até ouvir "fervilhar" Retire o pão da grelha. (se quiser pode salpicar com um pouco de sal antes). Coloque-o depois à volta da travessa para o servir com o bacalhau.

3. Aqueça o azeite com os restantes alhos laminados e regue o bacalhau com o azeite. Tempere a gosto de sal e pimenta preta e regue o bacalhau com o azeite. Salpique com a salsa picada e sirva.






Nota

- Use pão saloio de preferência, ou outro qualquer pão denso por dentro.

- O azeite deve ser bom, opte por um azeite Virgem extra de boa qualidade.




11 comentários:

  1. Que belo prato...Nunca experimentei!
    Bjokinha
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Sua receita é colorida, vistosa, um brilho só. Adorei a dica e esse bacalhau é tudo de bom! =)

    ResponderEliminar
  3. muito bom para petiscar ... acompanhado com um branquinho fresco ... que delícia :)

    ResponderEliminar
  4. Tinha na ideia que Tiborna é só pão torrado e untado com azeite, mas esta deixou-me com água na boca. Está mais completa (bem acompanhada) e deve ser uma refeição muito boa, vou fazer um dia destes.
    bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá. sim, a tiborna ou torricado é o pão torardo com azeite, mas a este prato com o bacalhau também ele assado chamam tibornada porque é servido com o pão. beijos

      Eliminar
  5. ADORO E APESAR DE JÁ TER ALMOÇADO JÁ ME SERVIA.
    ESTA FANTÁSTICA.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Este prato está muito apetitoso!!

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Olá querida Vania !
    Adorei ! Uma receita bem portuguesa !
    Fantástico !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.