domingo, 19 de agosto de 2012

Doce de amoras silvestres e vinho do Porto



























Para aproveitar a fruta da época abundante fazer compotas e geleias pode ser uma boa opção. É o caso das muitas amoras silvestres que abundam agora pelas silvas, bem maduras e prontas a serem colhidas. Este é um doce simples de fazer, ainda mais simplificado pelo uso de açúcar gelificante que acelera o processo de cozedura da fruta e reduz a quantidade de açúcar a usar.


Receita para 500 g doce
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 20 m
Custo - económico


Ingredientes
  • 400 g amoras
  • 200 g açúcar gelificante
  • 1 cálice de vinho do Porto



 Preparação

1. Num tacho coloque as amoras devidamente lavadas, o açúcar e o vinho do Porto.

2. Leve a lume brando, mexendo de vez em quando até ferver.

3. Quando começar a ferver conte 3 a 4 minutos e desligue o lume. Triture o doce com a varinha mágica e leve novamente ao lume até ferver novamente. Desligue e coloque num frasco esterilizado, virado para baixo até arrefecer.





5 comentários:

  1. Ficou com um aspecto delicioso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Oi Vania, geleia de amoras já é deliciosa, com vinho do porto deve ter ficado maravilhosa.Só não conheço esse açúcar gelificante.Tem algum outro nome para este açúcar.Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Léias. Açúcar gelificante é açúcar já misturado com pectina que acelera o processo de cozedura da fruta. Eu compro já preparado, mas também já comprei a pectina e juntei ao açúcar. Demora menos tempo a cozinhar o doce e reduz-se para metade q uantidade de açúcar necessária, por exemplo, com açúcar gelificante para 1 kg de fruta usas 500 g de açúcar gelificante, num doce normal é 1kg de fruta para 1 kg de açúcar.
      bjos

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.