sábado, 22 de setembro de 2012

Cascas de batata frita -aproveitamentos



"Nos tempos da miséria" dizem os meus pais e os meus avós muitas vezes" comíamos cascas de batata frita e era uma festa". A sensação é que para muitos de nós " os tempos de miséria" voltaram. Resta-nos tentar sobreviver a este período difícil a nível económico para muitos portugueses e tentar reeducar hábitos adquiridos.

A alimentação é um deles e hoje ao folhear uma colecção de revistas de culinária dos anos 80 deparei-me com um sem - número de receitas com ingredientes que caíram em desuso, mas que podem voltar a ser usados e comprados por serem mais baratos. A diferença é que em Portugal nos anos 80 não havia o desemprego que hoje alastrou pela maior parte das pessoas.

 Este post, depois de assistir a mais uma manifestação na televisão de pessoas tristes, preocupadas e depauperadas sem esperança no futuro, é dar um exemplo que podemos tentar voltar a comer de forma mais económica, é talvez, no âmbito da culinária, um post de esperança, uma mensagem de que talvez possamos aprender com os nossos pais e avós a viver com pouco e a fazer muito com muito pouco.

Aproveitar as cascas de batata para fritar e servir como aperitivo ou petisco é uma óptima ideia. Ficam estaladiças, tipo "snaks" de batata. Eu temperei apenas com sal, mas pode temperar com sal e uma pitada de pimentão doce. Experimente!


Ingredientes
  • cascas de batata
  • óleo vegetal
  • sal



Preparação

1. Lave bem as cascas de batata. Leve-as a fritar em óleo bem quente até estarem alouradas.

2. Depois de fritas coloque-as a escorrer em papel absorvente. Sirva polvilhadas com sal.

23 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar nas cascas de batatas fritas, ficaram com tão bom aspecto que um dia destes hei-de experimentar :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta Patty, ficam mesmo um snack muito saboroso.beijinhos

      Eliminar
  2. Engraçado que comi estas batatas deliciosas este verãocomo aperitivo ( eram do chefe Silva,não eram?). São de aproveitamento,sim senhora,mas são também uma delícia que vale a pena experimentar.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sim, uma das receitas é dele, mas recentemente vi um outro chefe de cozinha fazê-las (não me recordo quem) e serviu-as como aperitivo. È uma boa ideia para não deitar nada fora da batata. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  3. que curioso... ainda ontem falei com uns amigos desta receita...e hoje encontro-a aqui.
    Beijinhos e Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo. Curioso. Acho que todos andamos em "modo poupança" e a tentar descobrir como cozinhar com o mínimo de desperdício! abraço!

      Eliminar
  4. Mas que bela ideia!! E eu adoro esse tipo de snacks ;)
    Parabéns pelo post, esperemos que consigamos ultrapassar todos estes obstáculos.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia. Esperemos mesmo que o nosso país consiga superar mais esta fase negativa para tanta gente!daqui, todas as receitas económicas que possa publicar para ajudar a dar ideias, fa-lo-ei!beijinhos

      Eliminar
    2. Ainda bem! :) Aguardamos grandes petiscos com pequenos custos!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. já ouvi falar imensas vezes desta receita, mas ainda não tive coragem para experimentar :) Acho que da próxima vez que fizer batatas fritas vou tentar.

    Beijinhos

    cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim, ficam crocantes e muito estaladiças! beijinhos

      Eliminar
  6. Eu sou desses outros tempos difíceis em que a alimentação era bastante frugal, mas não se passava fome.Nasci em plena II Guerra Mundial.Os tempos melhoraram e nem nos passava pela cabeça que ainda haveríamos de passar por piores momentos mesmo sem haver uma guerra explícita. A guerra agora é outra e manifesta-se duramente no elevado índice de desemprego. Esse sim, assusta-me muito pela degradação a que obriga todos os que nele se vêm enredados. A sugestão que hoje nos trazes é um sinal de que há sempre uma saída!
    lembro-me de na minha casa se fazer um bolo muito bom só com um ovo e outro o bolo de água. Ou uns fritinhos doces só com farinha e 1 ovo e que depois de fritos se passavam por açúcar e canela e faziam as delícias da miudagem. Voltemos a essas receitas com muita esperança em dias melhores! Obrigada pela tua sugestão e pela reflexão que nos proporcionaste. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bombom. Obrigada pelas palavras que tão bem exemplificam que se pode fazer muito com tão pouco. Era engraçado recuperar essas receitas que nos fala. Tenho andado a investigar receitas e livros de culinária antigos , nos quais muito se aprende sobre como cozinhar com sobras, com produtos económicos e obter resultados deliciosos.Obrigada!

      Eliminar
  7. Tens toda a razão.
    Adorei a sugestão.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Uma boa ideia , esses snaks. Vou tomar nota.
    Bom fim de semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  9. Sou leitora silenciosa do blog mas não posso deixar de me compadecer com a situação atual pois sou brasileira filha de portugueses. Louvável iniciativa de uma cozinha reaproveitável,onde podemos usar a criatividade e sair da crise.Folhas de brócolis e de couve flor dão ótimos refogados.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lubélia. Obrigada pela visita. Temos de acreditar que melhores tempos virão para este país e lutar, para que em cada casa, nada falte. Usar a criatividade para combater a crise é mesmo fundamental. beijinhos

      Eliminar
  10. Oi Vania, esses dias meu marido estava nos contando que quando ele era criança a mãe dele fritava as batatas e depois fritava as cascas.Que ele gostava mais das cascas do que das batatas.Se ele ver sua receita vai pedir novamente que eu faça.Adorei.Beijos e um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Léia. Obrigada pela visita. Agora quando fitares batatas aproveita e frita as cascas. Experimenta, vais gostar porque fica muito bom. beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.