Mais uma receita com mexilhão fresco que é realmente muito saboroso. Desta vez decidi fazer uma versão à Bulhão Pato e adorei, o mexilhão com a combinação do limão, do alho e dos coentros resulta na perfeição.
Raimundo António de Bulhão Pato foi um poeta e ensaísta português do séc. XIX . Irónico, não foram os versos que o deixaram na história portuguesa mas uma deliciosa e simples receita de ameijoas.
" No seu livro Escritores à Mesa (e outros artistas), o crítico gastronómico José Quitério reproduz algumas dessas receitas: perdizes à castelhana (que começa com uma indicação muito prática: "depenem-se quatro perdizes com todo o cuidado e o maior asseio"), arroz opulento e lebre à Bulhão Pato. Tudo pratos com um grau de elaboração superior ao das amêijoas que ganharam o nome do poeta."
" Acontece, no entanto, que as amêijoas não foram uma dessas receitas inventadas por Bulhão Pato. José Quitério garante não existir qualquer escrito que demonstre a autoria do prato, admitindo-se que tenha sido uma homenagem de algum cozinheiro ao poeta. A ser o caso, escreve Quitério, só poderia ser João da Mata, chefe de cozinha do antigo Hotel Bragança e, contudo, a receita também não aparece no seu livro Arte de Cozinha, de 1876."
Neste caso não foram umas ameijoas, mas uns deliciosos e frescos mexilhões à Bulhão Pato, que em nada desprestigiaram a receita original .
Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo preparação- 15 m
Custo - médio
Ingredientes
- 1 kg mexilhão fresco
- 4 dentes de alho
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 + 1/2 limão médio
- 1 molho de coentros
Preparação
1. Lave e arranje o mexilhão se necessário.
2. Deite um fio de azeite numa frigideira larga. Junte os dentes de alho finamente picados e leve ao lume até o alho começar a estalar. Junte o mexilhão e deixe-o abrir. Tempere de sal depois de aberto.
3. Junte um bom molho de coentros picados, o limão às rodelas , mexa bem e desligue o lume. Sirva regado com mais sumo de limão.
Fonte da informação -
nunca experimentei, mas como adoro mexilhão vou gostar com certeza.
ResponderEliminarBeijinhos
Experimenta Ricardo, ficam muito bons.
EliminarHummm que delícia. E que aspecto maravilhoso.
ResponderEliminarÉ uma travessa para a mesa 1 "ó fax fabór"!
Adoro!!!
Beijinhos
C&B
http://vidadeprazeres.blogspot.pt/
Vai uma travessa a caminho! :)
EliminarMuito bom aspecto!
ResponderEliminarbeijinhos
Obrigada! :)
Eliminar