domingo, 7 de outubro de 2012

Manual de Confeitaria- Um livro, uma raridade da literatura gastronómica



O Manual de Confeitaria é um livro de Candido Borges da Silva, brasileiro, e foi feito em 1866 em Paris . A livraria Arquimedes Livros reeditou apenas 80 exemplares desta raridade de livro sobre confeitaria, após ter tido acesso ao não menos raro original que nem sequer é descrito pelos historiadores brasileiros.

Eu sou a feliz contemplada com um destes exemplares desta valiosa reedição porque a história da gastronomia também é história e deve ser valorizada por todos aqueles que gostam de cozinhar.

O original foi publicado no Brasil  em 1866, mas feito em Paris na livraria Viúva J. P. AiIllaud, Guillad e Cª  e possuía na sua folha de rosto o Brasão português e o brasão brasileiro.




O Manual da Confeitaria de Candido Borges da Silva começa por descreve as partes constituintes de uma "oficina de confeitaria", o trabalho geral do confeiteiro , as cores usadas na preparação da confeitaria, o açúcar, os seus vários pontos e formas de trabalhar  e por fim as receitas de confeitaria, existindo uma secção exclusiva dedicada aos doces portugueses, tais como o manjar branco , o pão de ló, a sopa dourada, o bolo podre, as broinhas, entre outros.

Com ilustrações, facto raro à época no que toca a este tipo de literatura, podemos ver neste livro gravuras de cozinhas, de alguidares, escumadeiras e espátulas que nos permitem ter uma melhor percepção do trabalho de confeitaria no séc. XIX.


Se quiserem saber mais sobre o livro podem ler  no blog Garfadas on line ( um blog que merece ser lido do 1º ao último post com inúmeras e diversas informações históricas sobre cozinha, hábitos nacionais, produtos com história , entre tantos outros assuntos de interesse.) 

Caso queiram adquirir o livro podem fazê-lo através da Livraria Arquimedes Livros .





4 comentários:

  1. Olá boa tarde,
    Também aprecio esse tipo de conhecimento. Parabéns pela aquisição.
    Bjs e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kikas. Obrigada. Aprecio bastante a história da gastronomia, principalmente da gastronomia portuguesa. è pena que existam poucos estudos, pouca informação e os livros interessantes sobre o tema são tão raros que atingem preços elevadíssimos. beijinhos

      Eliminar
  2. Vânia, parabéns por teres conseguido tão belo exemplar! Sabes que acabei mesmo agora de encomendar um? :) Estou super ansiosa que chegue. Deve ser maravilhoso ter em nossa posse um pedaço de história :)
    Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá Sónia.obrigada. eu adquiri o livro na feira do livro da Amadora. è um exemplar da história gastronómica que eu aprecio bastante. Na mesma Feira adquiri também um outro livro delicioso chamado Saber e Sabores Medievais da caleidoscópio. è um livro muito interessante porque nos permite conhecer a gastronomia desde a idade medieval. beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.