terça-feira, 27 de Novembro de 2012

Lombo de porco recheado com linguiça assado no forno



Esta é a altura perfeita para ligar o forno, sabe bem, aquece a casa e as comidas de forno nos dias de frio parece que ainda sabem melhor.  Um lombo de porco é uma boa oportunidade para ligar o forno e fazer uma refeição deliciosa. Desta vez decidi rechear com linguiça , o que conferiu um gosto delicioso à carne e não a deixou secar. O que encarece esta receita é o tempo de forno, porque a carne em si não é cara o kg, por exemplo, compro um lombo de porco com cerca de 1,500 kg  por cerca de 7€ e corto  ao meio. Dá para 2 refeições para 2 pessoas. E se precisar é uma refeição que ainda dá para levar no dia seguinte na marmita.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo preparação- 1 h
Preço total indicativo- 6 €


Ingredientes
  • 1 lombo de porco com cerca de 700 g
  • 1 c. chá de massa de pimentão
  • 250 ml vinho branco
  • 4 mini linguiças
  • sa e pimenta preta q.b.
  • 2 dentes de alho
  • água q.b.
  • 1 fio de azeite



Confecção

1.   Numa tigela misture a massa de pimentão com 200 ml de  vinho e o alho esmagado, sal e pimenta a gosto.Coloque o lombo de porco num tabuleiro de forno.  Barre bem o lombo de porco com este preparado e deite o restante preparado no tabuleiro.  Deixe tomar gosto cerca de 12 horas no frigorífico.

 2. No próprio dia retire a pele das linguiças. Com o auxilio de uma faca faça 4 buracos na carne em cada um coloque uma linguiça. Regue a carne com um fio de azeite e tempere a gosto de sal e pimenta.  Junte água e o restante vinho ao tabuleiro para não queimar enquanto assa.

3. Tape a carne com papel vegetal e leve ao forno ( pré-aquecido 5 minutos antes) a 250º  durante cerca de 40 minutos. Passado este tempo destape a carne, verifique se precisa de mais molho no tabuleiro ( se precisar junte mais água ou vinho)  e espete a carne para ver como está de cozedura. Regue com o molho que se formou no tabuleiro. Coloque no forno novamente e deixe assar mais 30 minutos ( vá verificando se não queima nem seca demasiado o tabuleiro). Deixe o lombo alourar. 

4. Passado este tempo retire a carne do forno e coloque-a num prato. Corte o lombo em fatias e sirva com arroz branco, feijão preto com bacon e ovo estrelado.



11 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigada Cidália. Realmente ficou muito tenro este lombo. A técnica de cozer primeiro com o papael vegetal deixa a carne mais suculenta por dentro. beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  2. Que lombo saboroso, gostei muito da receita!

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderEliminar
  3. A uma hora destas a ver estas delicias....hummm...que apetite!!!
    Ficou tudo perfeito, um prato bem do meu agrado!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tem óptimo aspecto, sabia mesmo bem agora ao almoço, até faz crescer água na boca. bjs

    ResponderEliminar
  5. Gostei desta sugestão...
    Ficou bem apetitosa...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  6. Com linguiça nunca experimentei, mas costumo rechear o lombo com farinheira ou com espinafres ou queijo e fica muito bom :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.