domingo, 23 de Dezembro de 2012

Prendas de Natal feitas em casa- Doce de tomate com canela



Se ainda lhe faltam prendas para oferecer, uma vizinha, uma amiga, a família para completar um cabaz, esta pode ser uma boa sugestão. Aproveite frascos ( de iogurte por exemplo, tape com película aderente, depois com papel de alumínio  e aperte bem. Enfeite depois com um pedaço de pano , aperte com um elástico e enfeite com fio ou lã) ou outros frascos  com tampa que vão sobrando. Esterilize bem os frascos ( eu coloco-os no microondas com água até ferverem, depois escorro a  água, deixo-os secar e depois coloco o doce) e use-os para este tipo de presentes. Se acha que está atrasado, então saiba que pode fazer este doce em 20 minutos no máximo, depois é só enfeitar os frasquinhos e temos uma deliciosa prenda para oferecer. Eu uso açúcar gelificante ( comprei no Lecrerc) , um açúcar que já contém pectina e acelera o processo e cozedura a fruta. Um pacote de 1kg de açúcar não chega a 2 € e faz deliciosas compotas num instante.


Ingredientes
  • 700 g tomate maduro ( peso já cortado)
  • 50 g maçã
  • 1 pitada de canela
  • 750 g açúcar gelificante





Confecção

1. Lave bem o tomate. Retire a pele e corte o tomate em pedaços. Faça o mesmo à maçã. depois de devidamente pesados coloque-os num tacho. Pese o açúcar e junte-o ao tomate e à maçã. Mexa e deixe o açúcar derreter por completo.

2. Leve então ao lume médio, junte uma pitada e canela em pó a gosto e deixe ao lume até começar a ferver por inteiro. Após começar a ferver conte 5 minutos e deixe ferver, mexendo ocasionalmente. Passado este tempo baixe o lume para o mínimo e deixe  cozinhar por mais 7 minutos, mexendo de vez em quando. Passado este tempo desligue o lume e triture o doce com a varinha mágica.

3. Esterilize os frascos. Encha-os de água e leve ao microondas até a água ferver. Retire do microondas com cuidado, escorra-os e vire-os para baixo num pano para escorrerem a água por completo. Coloque depois o doce de tomate nos frascos e feche-os se tiverem tampa, se não tiverem tampa tape-os bem com um pouco e película aderente e depois com um pouco de papel de alumínio e aperte bem.

4. Deixe o doce arrefecer e depois é só saborear ou oferecer, conforme o caso.

5 comentários:

  1. É uma óptima sugestão, gosto muito de doce de tomate :D

    Um óptimo Natal :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  2. Doces caseiros são sempre belas sugestões, está com uma cor maravilhosa. bjs e Bom Natal

    ResponderEliminar
  3. Presentes caseiros são sempre uma delícia e quem recebe sabe que foram feitos com muito carinho! O doce ficou com óptimo aspecto!!

    Beijinhos e um Feliz Natal*

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.