terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Almôndegas com molho de tomate e puré verde



Sou totalmente adepta de refeições caseiras e mesmo quando o tempo e a paciência não permitem cozinhar a nosso gosto todos os dias, podemos optar por deixar algumas coisas preparadas, geralmente aproveito o fim - de -semana, congelo e uso durante a semana. 

Por exemplo, preparo as almôndegas em casa, congelo já preparadas e faço também o molho , que congelo também, depois é só usar nos dias de maior pressa ou menos paciência. Este molho pode ser usado em massas ou almôndegas como foi o caso. 

As almôndegas coloco todas alinhadas numa taça com tampa e congelo assim. O molho, depois de feito deixo arrefecer e guardo também em taças com tampa no congelador. Quando preciso ou ponho a descongelar no frigorífico de manhã, para usar à noite, ou vai directamente para o tacho e descongela com o calor. 


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo preparação- 20 m
Custo - 6€


Ingredientes

Almôndegas
  • 600 g carne de vaca picada
  • 1 carcaça
  • 1/2 cebola

Molho
  • 1 lata de tomate aos pedaços
  • 1 cebola
  • 2 hastes de salsa
  • 1 dente de alho
  • 1 fio de azeite
  • 1 pitada de açúcar
  •  sal e pimenta q.b.

Puré verde
  • 4 batatas médias
  •  2 c. sopa de esparregado 
  • sal q.b.
  • 1 c. sopa e manteiga
  • leite q.b.
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 gema de ovo




Confecção

1. Prepare as almôndegas. Triture a cebola em puré. Amoleça a carcaça em água  e depois escorra-a bem. Junte a cebola e a carcaça bem escorrida à carne e amasse bem. Se congelar as almôndegas não as tempere de sal e pimenta, faça-o apenas quando as cozinhar. Caso seja para fazer no momento, tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Forme pequenas bolas com a carne usando as mãos para fazer estas bolas. Disponha-as numa taça .

2. Faça o molho. Pique muito finamente a cebola e o alho e leve-os a alourar num tacho com um fio de azeite ( lume brando) . Quando estiverem quase translúcidos junte a lata de tomate aos pedaços, uma pitada de açúcar, sal e pimenta a gosto.  Deixe cozinhar por uns 10 minutos em lume brando. No final junte a salsa picada. Se desejar congelar o molho, deixe arrefecer e coloque numa taça. Se desejar usar no momento, depois do molho feito incorpore as almôndegas, aumente ligeiramente o lume , junte um pouco de água e um pouco de vinho branco apenas até cobrir as almôndegas, tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Verifique os temperos passado este tempo e se a carne está bem cozinhada.

3. Enquanto as almôndegas cozinham faça o puré. Coza as batatas sem casca e cortadas em rodelas finas para cozinharem mais depressa. Quando o garfo espetar bem nas batatas escorra-as, coloque-as de novo no tacho e esmague-as com o esmagador de batatas. Junte leite, manteiga , sal e noz moscada e leve novamente ao lume até obter um puré liso ( acrescente leite a gosto, consoante gostar do puré mais firme ou menos). Acrescente então o esparregado congelado, baixe o lume e deixe o esparregado cozinhar no puré uns 5 minutos, até o puré ficar com um tom verde uniforme. ( se necessário acrescente mais leite). No final junte a gema de 1 ovo, misture bem , deixe ao lume por um minuto e desligue.

4. Sirva as almôndegas com o molho e o puré verde.


Notas

- O esparregado compro congelado, da Iglo , por exemplo, vem em pedacinhos, da marca do Pingo Doce, também a título de exemplo, vem em cuvetes. Neste caso use apenas uma cuvete. Deixe o esparregado cozinhar com o puré, fica muito bom.

- Para demorar ainda menos tempo pode usar puré de batata congelado e aí terá e o deixar derreter com o leite e a manteiga. Neste caso coloque logo o esparregado para que descongele junto com o puré.

- No caso de usar o molho congelado para almôndegas, coloque-o no tacho a derreter, junte um pouco de água e de vinho após o molho descongelar e só depois coloque a carne, para que esta cozinhe no molho e fique saborosa.






24 comentários:

  1. Também faço sempre almôndegas caseiras, ficam muito melhores :D Já juntar o puré com o esparregado nunca experimentei ;)

    Beijinhos e um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana. obrigada pela visita. tens e experimentar o puré com o esparregado, fica muito bom. beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro almôndegas, também costumo fazer e congelar...
    Gostei dessa dica de congelar o molho também! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bé. Para simplificar o dia-a-dia há muita coisa que se pode congelar, os molhos de tomate, os legumes para as sopas já cortados, etc. beijinhos

      Eliminar
  3. Quando o tempo é pouco temos que optimizá-lo! Também sou adepta de preparar as refeições para a semana toda. Quanto muito, cozo o peixe ou grelho um bife. Mas tento sempre ter tudo feito e que depois seja só aquecer no microondas.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rachel. È verdade, é preciso optimizar o tempo nas refeições para comermos bem. Aquecer no microondas também é uma solução, ou num tacho em lume brando. beijinhos

      Eliminar
  4. Olha, gostei de tudo, mas particularmente desse puré com um toque verdinho.
    Sobretudo com crianças é muito importante comer bem e caseiro, e por isso não podia concordar mais contigo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su. Obrigada pela visita. È verdade, comer comidinha caseira é incomparável. Principalmente para quem tem crianças. Experimenta o puré, é rápido, fica muito bom e come-se batata e espinafres de forma deliciosa. beijinhos

      Eliminar
  5. Que refeição tão boa ....
    Ficou tudo com um aspecto maravilhoso!Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  6. Ideia excelente para refeições durante a semana.
    Gostei da ideia do puré verde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada. O puré verde fica muito bom, experimenta. beijinhos

      Eliminar
  7. A isto eu chamo uma refeição perfeita e deliciosa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Que prato saboroso!!

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderEliminar
  9. Adorei a ideia do puré verde. ótimo.
    Kiss, Susy

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.