domingo, 24 de fevereiro de 2013

Arroz com coelho, ervilhas e cenouras - aproveitamentos de coelho estufado



Os tempos são cada vez de maiores dificuldades. Prova disso é uma ida às compras para a casa. Das duas uma, penso muitas vezes, ou os produtos estão cada vez mais caros ou o dinheiro é cada vez menos porque o que gastamos na gestão da casa é cada vez mais. Grande parte desse orçamento vai para a comida e mais do que nunca poupar e aproveitar são palavras de ordem na cozinha.

 Fazer comida diariamente implica não só imaginação como uma grande capacidade de gestão. O ideal é fazer compras de comida à semana, poupa-se mais, compra-se o que nos apetece comer e aproveitam-se promoções que possam compensar nos principais produtos como é o caso da carne e do peixe.  

Depois é privilegiar os legumes, massa e arroz como acompanhamento, fazer sopas e tentar encontrar dentro de cada orçamento pessoal um equilíbrio para aquilo que se pode comprar para cozinhar, sempre de forma económica e sem comer mal, porque é importante  manter uma alimentação equilibrada. 

Por isso, mais do que nunca nada se pode estragar. As sobras de um Coelho estufado que fiz no outro dia 
( receita já publicada) (clique no nome para aceder ao link) deram uma nova refeição. Guardei o coelho com o molho e depois aproveitei tudo e fiz um arroz de coelho. Porque nada se estraga, tudo se aproveita, melhor ainda quando se aproveita de forma saborosa.

Acompanhei com salada de agrião. Ouvi no outro dia num programa sobre agricultura que o agrião é um dos alimentos com mais antioxidantes que existe, por isso, passou ainda mais a fazer parte das saladas cá de casa. Compro ao molho, fica mais barato o kg e depois arranjo as folhas e guardo-as numa taça no frigorífico.  Quando preciso é só lavar e temperar.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo confecção - 20 m


Ingredientes
  • sobras de coelho estufado com o molho
  • 120 g arroz carolino
  • 6 c. sopa de ervilhas congeladas
  • 1 cenoura
  • 2 folhas de hortelã





Confecção

1. Num tacho coloque o molho que sobrou do coelho e aqueça. Quando estiver já bem quuente adicione o arroz e a cenoura  e deixe tomar gosto uns 2 minutos em lume médio.

2. Passado este tempo junte água ( cerca de 400 ml de água)  e deixe ferver. Após levantar fervura adicione as ervilhas. Deixe cozinhar uns 15 minutos em lume médio com o tacho tapado.

3. Passado este tempo, verifique se o arroz e os legumes já estão cozinhados e junte o coelho e as folhas de hortelã inteiras . Envolva bem e deixe ao lume por mais uns 5 minutos. Desligue o lume e sirva.



14 comentários:

  1. Que arroz delicioso!
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Nada se perde, tudo se transforma :) Tem muito bom aspecto esse pratinho! :D

    Beijinhos e bom Domingo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. È verdade Joana, nada se estraga e cada vez menos se pode estragar comida. beijinhos

      Eliminar
  3. Uma comidinha muito deliciosa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. é verdade Larana, pena as fotos ainda não terem cheiro. beijinhos

      Eliminar
  5. Adorei como voce aproveitou o coelho para fazer o arroz. Ficou parecendo um prato totalmente novo e diferente. Deve estar uma delicia.

    Beijocas

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Ysandra. obrigada pela visita. A ideia é aproveitar comida e fazer nova para não enjoarmos de comer sempre o mesmo e ainda assim poupar aproveitando os ingredientes. beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.