segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rissóis de camarão - mais uma versão



Apresento hoje mais uma versão de rissóis de camarão. Cada vez mais fazer em casa significa poupar, mas não só, sabemos o que estamos a comer e isso também me parece muito importante. A massa é caseira e o recheio também. Nada difícil de fazer, que tal aproveitar estas tardes de chuva para fazer uns rissóis para ter em casa e se ir fazendo?

Receita para 24 unidades
Grau de dificuldade - fácil
Tempo confecção- 45 m
Custo total indicativo- 5€


Ingredientes


Massa

  • 2,5 dl água
  • 2 c. sopa de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 225 g farinha de trigo sem fermento


Recheio
  • 500 g camarão
  • 1 pitada de sal e pimenta
  • 1 c. sopa de manteiga
  • 2  c. sopa de farinha sem fermento
  • 3 hastes de salsa fresca
  • 1 folha de louro
  • 1 dente de alho
  • 1 lt de água

Para panar

  • 1 ovo
  • pão ralado caseiro






Confecção

1. Comece pelo recheio para este ter tempo de arrefecer. Leve água ao lume com sal , um dente de alho e o louro. Quando levantar fervura introduza o camarão e deixe cozer por uns 4 minutos. Passado este tempo retire o camarão, coloque-o de imediato em água bem fria e reserve o caldo da cozedura do camarão.

2. Descasque o camarão e coloque as cascas e cabeças  no caldo. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar o caldo por uns 15 minutos. Passado este tempo desligue o lume, triture o caldo e depois passe-o por um passador bem fino. Reserve.

3. Corte os camarões ao meio. Num tacho leve ao lume a manteiga e quando esta estiver derretida junte a farinha. Mexa bem até formar uma bola, sempre em lume brando. Vá então juntando o caldo de camarão aos poucos e vá mexendo com uma vara de arames para a farinha se dissolver bem. Vá crescentando caldo e deixe engrossar, mexendo sempre. Junte então o camarão quando o molho já estiver consistente a gosto , tempere a gosto de sal e pimenta e junte a salsa finamente picada. Desligue o lume e deixe o recheio arrefecer.

4. Passe depois à massa. Deite a água, o azeite e o sal num tacho e deixe levantar fervura. Assim que levantar fervura junte a farinha e mexa bem com a colher de pau, sempre sobre lume brando. Mexa energicamente até a massa formar uma bola compacta que se descole das paredes do tacho.

5. Ponha a massa na mesa e deixe arrefecer. Quando fria, estenda-a com o rolo ( a massa está boa se não se pegar à mesa mas caso isso aconteça unte a superfície onde vai esticar a massa com um pouco de óleo).
6. Sobre cada pedaço de massa coloque uma colher de sopa de recheio e corte com um copo ou tigela, ou outro utensílio adequado. Feche bem os rebordos da massa com os dedos e passe os rissóis por ovo e pão ralado. Leve-os ao congelador  uma hora antes de os fritar. Caso não os queira comer no próprio dia, disponha-os sobre uma travessa e tape bem, leve ao congelador na travessa. No dia seguinte, para ocupar menos espaços, quando já estiverem congelados retire-os da travessa e coloque-os em taças ou num saco bem fechado.

20 comentários:

  1. Fazer em casa é mesmo uma boa dica para poupar que aqui em casa já adotámos. Estes rissóis ficaram mesmo com bom aspecto.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pela visita. Mais que poupar é sabermos o que comemos,e isso também é impagável. beijinhos

      Eliminar
  2. Que delicia de rissol caseiro, não à nada que se compare ao que é feito pelas nossas mãos.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Elsa. realmente nada como o que é feito por nós. beijinhos

      Eliminar
  3. Já à muito tempo que não faço.
    Tens razão, o que fazemos nós temos a certeza do que lá está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel. obrigada pela visita. é verdade, mais do que nunca a qualidade e o preço do que comemos está em causa. beijinhos

      Eliminar
  4. 24 unidades a 5 euros é realmente barato.
    obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. obrigada pela visita. Compra o camarão avulso, o kg é mais barato, eu compro apenas o que preciso e a 7€ o Kg. E corto-os ao meio para render mais. Pode-se fazer com miolo de camarão, mas aí o recheio tem de ser feito de outra forma, pode-se usar por exemplo um cubo de caldo de camarão em substituição das cascas do camarão. beijinhos

      Eliminar
  5. adoro rissóis, principalmente de camarão:)
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  6. Ai que delícia! Essa massa está cruel de olhar, que vontade de comer um pedação agora!!!! E esse recheio então, hmmm divino! Mega amei teu blog :)

    Beijãooo

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de rissóis de camarão, mas nunca fiz em casa. Tenho de experimentar :)

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá joana. tens de experimentar, pode dar um pouco mais de trabalho mas o sabor não se compara. e podes fazer do que quiseres. tens várias receitas aqui no blogue. beijinhos

      Eliminar
  8. Tenho uns gulosos aqui em casa que quando faço até fazem contagem de quantos cada um come...Que coisa!!!Gulosos!!
    Bjoka
    Rita
    Participa no meu passatempo:
    http://bembons.blogspot.pt/2013/02/passatempo-bembons-sanimaia.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá ana rita. obrigada pela visita. sim, rissóis são uma delicia e estes podem ser feitos no forno, já fiz e ficam bons, menos dourados, mas bons na mesma. beijinhos

      Eliminar
  9. Parecem ser uma delícia!!!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.