terça-feira, 25 de junho de 2013

Salsichas frescas enroladas em couve lombarda


Às vezes não nos apercebemos como a meteorologia influência a nossa cozinha. A realidade é que influência e bastante. Em cada estação do ano os nossos cozinhados mudam, no Inverno cozinhamos comida mais quente, mais de " conforto" e substância, na Primavera começamos a aligeirar as refeições, começam algumas saladas e grelhados, no Verão apostamos em pratos leves, muitos grelhados, muito peixe, muitas saladas e no Outono, voltamos a cozinhar comidas mais quentes e confortáveis.

Já estamos no Verão, mas ainda assim o tempo continua oscilante entre dias de calor  e dias de chuva e mais frescos. Por isso as comidas por aqui também têm oscilado entre os grelhados e saladas nos dias mais quentes e comidas mais "confortáveis" nos dias mais frescos. 

Foi o caso desta receita de salsichas frescas enroladas em couve lombarda que fiz no outro dia, numa noite mais fresca e que soube tão bem.

Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo confecção - 35 m
Custo total indicativo - 5€

Ingredientes
  • 6 salsichas frescas de porco
  • 1 cenoura
  • folhas de couve lombarda q.b.
  • 1 cebola
  • azeite q.b.
  • 3 c.sopa de polpa de tomate
  • 1/2 lata de tomate pelado
  • sal e pimenta q.b. 
  • salsa fresca q.b.
  • 150 ml vinho branco


Confecção

1.  Lave as folhas de couve lombarda. Aqueça água até ferver, junte às folhas de couve lombarda e deixe amolecer por uns 5 minutos.

2. Passado este tempo escorra as folhas e enrole as salsichas frescas nas folhas de lombarda.

3. Pique finamente a cebola e corte a cenoura em pequenos cubos. Aloure-os num fio de azeite até amolecerem. Junte depois a polpa de tomate e o tomate pelado desfeito com um garfo e mexa. Coinhe por uns 3 minutos em lume brando. Junte depois o vinho branco e cozinhe mais uns 2 minutos.

3. Por fim junte as salsichas enroladas em couve lombarda e junte água acima das salsichas. Tempere a gosto de sal e pimenta preta, tape o tacho e deixe cozinhar uns 30 minutos. Vá verificando o molho dfe vez em quando.

4. Passado este tempo verifique se a couve está bem cozinhada desligue o lume e aromatize com a salsa finamente cortada.  Sirva de imediato com arroz branco.





8 comentários:

  1. faço imensas vezes... são uma delícia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com um aspecto lindo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste prato, mas acreditas que nunca fiz??
    Uma vergonha, eu sei...tenho de arregaçar as mangas!!
    Ficou bem apetitoso!!
    Beijnho

    ResponderEliminar
  4. Faço bastantes vezes,com variantes e fica sempre muito apetitoso.Ponho os ingredientes em cru,acrescentando massa de pimentão e cozinho na panela de pressão.É rápido e dá menos trabalho ao mesmo tempo que fica mais saudável,o que não acontece com os refogados.Maria de Fátima

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.