quarta-feira, 31 de julho de 2013

Parceria com a Fábrica de Conservas La Gôndola



O Cinco sentidos na Cozinha tem o imenso orgulho de anunciar uma parceria com a Fábrica de Conservas La Gôndola. 






A Fábrica de Conservas La Gôndola é uma das mais antigas fábricas de conservas em Portugal, fundada nos anos 30 por italianos. É uma marca de tradições. As tradições que a tornam diferente, não sendo de admirar que o seu nome já tenha criado, em todos os mercados com que trabalha, uma reputação de excelência.


As conservas La Gôndola são fabricadas pelo método tradicional pré-cozido, com peixe exclusivamente fresco, seguindo criteriosamente a produção por campanha, nas quais o peixe se encontra em condições máximas de qualidade e sabor.


Para darmos início a esta parceria a Fábrica de Conservas La Gôndola teve a amabilidade de enviar alguns dos seus produtos:



Paté de sardinha com pimenta vermelha





Sardinhas sem pele e sem espinhas em azeite



Filetes de cavala em azeite Biológico
Polvo em azeite



Mas a Fábrica de conservas la Gôndola tem muitos mais produtos maravilhosos que poderá conhecer na sua página de internet. 
 

Sardinhas e petingas em Conserva - Com uma produção destinada sobretudo ao mercado internacional, pode encontrar muitas das conservas la Gondola em lojas Gourmet mas também nas lojas Continente. Na La Gôndola as sardinhas são tratadas estritamente por campanha . A fábrica só começa a trabalhar as sardinhas quando elas atingem um certo grau de gordura, pois só então a carne se torna mais macia e aveludada, obtendo um sabor bem característico e distinto. A produção decorre de Junho a Dezembro atendendo à qualidade e características que o peixe apresenta nesta época.

É apenas utilizado o melhor peixe fresco do dia adquirido na lota. O processo de fabrico é o antigo e tradicional pré- cozido, graças ao qual as conservas portuguesas se tornaram mundialmente famosas. Hoje em dia este método é raramente empregue pela indústria conserveira nacional.

O trabalho de enchimento é sempre feito com duas latas à mesa , ou seja, dentro do melhor ainda escolhemos o melhor para as primeiras marcas mundiais"

Gama:
- Sardinhas em azeite
- Sardinhas em azeite com pickles
- Sardinhas em tomate e azeite
- Sardinhas em azeite e limão
- Sardinhas em azeite extra virgem biológico
- Sardinhas sem pele e sem espinhas em azeite
- Sardinhas em azeite com cravinho
- Petingas em escabeche 
- Petingas em azeite
- Petingas em azeite picantes


- Filetes de Cavala, Cavalinhas,  Atum , Polvo e Lulas- O mar português tem também cavala de excelente qualidade, razão pela qual La Gondola se especializou no fabrico desta espécie de peixe, mantendo-se fiel aos processos de fabrico tradicionais, com mão de obra intensiva, o que permite obter a mais elevada qualidade.

Na la Gôndola as cavalas utilizadas são exclusivamente da espécie Scomber Colias que se distingue pela sua carne firme e ligeiramente rosada.

A cavala é essencialmente processada em filetes, aos quais é retirado o sangacho , de modo a que no seu aspecto e paladar se tornem únicos e de excepcional qualidade. 

Gama:

- Cavalinhas em azeite
-  Filetes de cavala em azeite
- Filetes de cavala em azeite com picles 
- Filetes de truta em escabeche
- Filetes de truta fumados em azeite
- Carapauzinhos e molho de escabeche
- Filetes de atum em azeite
- Atum em azeite
- Atum ao natural
- Polvo em azeite e alho
- Polvo em caldeirada
- Lulas em caldeirada


- Patés: Os patés La Gôndola são exportados para países tão exigentes como o Japão, Canadá ou Bélgica. O segredo está no fabrico tradicional e artesanal, sem recurso a farinhas ou féculas, aditivos ou aromas.


Não são usadas farinhas de soja ou fécula de batata como ingrediente.a base da receita é o peixe, e apenas um tipo de peixe por paté. Ao peixe fresco é ainda acrescentado algum peixe em conserva, de fabrico próprio, de forma a obter uma pasta mais rica de sabor, consistência e paladar.
- Paté de sardinha
- Paté de sardinha picante 
- Paté de atum
- Paté de atum picante
- Paté de cavala 
- Paté de cavala picante
- Paté de ovas de pescada
- Paté de truta com vinho do Porto
 


 - La Gôndola Bio: Conscientes da realidade, a La Gondola valoriza a vida e o seu ciclo natural; desta forma criou a linha BIO, naturalmente sustentável.



Gama:

- Sardinhas em azeite biológico
- Atum em azeite biológico
- Filetes de cavala em azeite biológico



- Especialidades La Gôndola :  A La Gôndola possui ainda uma gama de especialidades. Dentro dessa gama encontramos as ovas de sardinha, conhecidas como o caviar português, outrora produto generalizado na indústria conserveira, tornou-se cada vez mais raro.



A indústria conserveira portuguesa mudou muito nas últimas décadas. Não só o número de empresas foi drasticamente reduzido como os métodos de produção se alteraram. O tradicional método pré-cozido , antigamente o único método autorizado na indústria nacional conserveira, foi substituído pelo enlatamento em cru. A La Gôndola continua a seguir este método tradicional.


Gama: 
- Ovas de sardinha em azeite
- Ovas de bacalhau em azeite 
 
Assim, a Fábrica de Conservas La Gôndola orgulha-se de :

Recorrer à pesca sustentável - Utilizando peixe pescado no Oceano Atlântico, na costa portuguesa através da maior organização de produtores de pesca em Portugal ( Propeixe op).

Possuir produção artesanal- Sendo uma das mais antigas Fábricas de conservas em Portugal, as conservas são feitas segundo o método tradicional pré-cozido, com peixe exclusivamente fresco  e trabalhados manualmente, um a um.

Defender o comércio justo - Produzem e comercializam as suas conservas. Os produtos destinam-se sobretudo ao mercado internacional ( 95%) .


 Obrigada à La Gôndola por esta parceria e pelo envio dos produtos que resultarão de certeza em receitas deliciosas! 
 

2 comentários:

  1. Que fantástica parceira!
    Nada melhores que produtos portugueses de qualidade, e as embalagens são lindas!*

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.