terça-feira, 2 de julho de 2013

Paris - Brest ( massa de choux )







O Paris - Brest é um bolo delicioso. Inventado no séc. XIX em honra de uma famosa corrida de bicicletas, cujo percurso, em curva fechada, era Paris- Brest - Paris, tal como o bolo, uma coroa de massa choux recheada com creme chantily. Pode ser servido com gelado em alternativa ao chantily ou pode ainda ser recheada com fruta e chantily.

Para além da coroa fiz ainda uns pequenos bolinhos de massa choux e como não tinha saco de pasteleiro usei uma técnica que aprendi no programa do Kitchen Boss do tlc, um saco de plástico resistente cortado na ponta resulta lindamente para quem não tem saco de pasteleiro.

A receita é do Livro 12 meses de cozinha.


Receita para 4 a 6 pessoas
Tempo confecção - 1 h
Grau de dificuldade - difícil
Custo total indicativo - 3€

Ingredientes
  • 175 g farinha
  • 75 g manteiga
  • 2,5 dl de água
  • 4 a 5 ovos
  • casca de limão
  • sal
  • 200 ml natas
  • açúcar em pó q.b.
  • 1 ovo para pincelar




Confecção

1. Leve a água ao lume com a manteiga, a casca de limão e uma pitada de sal. Logo que a água levante fervura  adicione a farinha de uma só vez. Retire o tacho do lume e bata a massa energicamente.

2. Leve de novo a massa ao lume , mexendo sempre, até a massa desprender completamente do fundo e paredes do tacho. ( esta operação é das mais importantes na preparação da massa cozida, tem por finalidade não cozer a farinha.)

3. Retire o tacho do lume e deixe a massa arrefecer um pouco. Adicione os ovos , um a um, batendo entre cada adição. Cada ovo só deve ser colocado depois do anterior estar completamente incorporado na massa. Como é difícil de prever a quantidade de ovos de que a  massa necessita, o último ovo deve juntar-se com precaução( daí os 4 ou 5 ovos) , isto é pouco a pouco, daí que o ideal seja bater o 4º ovo e ir juntando e então se a massa necessitar de mais um ovo, bata o 5º também e vá incorporando na massa aos poucos, batendo sempre até a massa absorver todo o ovo. A massa nunca deve ficar nem espessa demais nem líquida demais.

4. Deite a massa num saco de pasteleiro ou saco grosso com a ponta cortada e desenhe sobre um tabuleiro untado com margarina ( usei Vaqueiro liquida )  uma coroa de massa larga. Sobre esta coroa desenhe outra por cima ( como mostra a foto). Noutro tabuleiro aproveite a massa que sobrou e faça pequenas bolas de massa ( também em tabuleiro untado).

5. Pincele a superfície com gema de ovo batida e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º C ( forno eléctrico com ventoinha )  durante cerca de 30 a 40 minutos, mas verifique se já está cozido antes de retirar do forno.

6. Depois de pronto retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede. Corte depois a coroa ao meio e os bolinhos pequenos também ao meio.Bata as natas bem geladas com açúcar em pó até obter um chantily bem firme. Recheie a coroa e os bolinhos com o chantily. No final polvilhe com açúcar em pó .





18 comentários:

  1. Mas que gulosos!
    E até parecem bem simples de preparar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa. Obrigada pela visita. A massa não é fácil de fazer porque pode-se não acertar à 1ª mas nada como experimentar para ver como corre. beijinhos

      Eliminar
  2. Que bom aspeto! Essa massa não é fácil, mas a tua ficou perfeita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João. Pois não, a massa não é fácil mas correu bem. beijinhos

      Eliminar
  3. Que perdição, nem tenho palavras.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada sandra, é um bolo muito bom. beijinhos e obrigada pela visita

      Eliminar
  4. Adoro massa de choux, seja em profiteroles ou nessas aventuras mais ousadas, não é uma massa muito fácil de fazer, ainda que para isso eu tenha a vida facilitada agora com o meu super maquinão :-) ficaram muito bonitos os teus, (o grande e os pequeninos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alcina. Obrigada. também gosto muito desta massa mas nunca tinha feito em casa. Não é uma massa fácil de fazer, mas nunca desistir à 1ª é o meu lema. Esta por acaso correu bem à 1ª. beijinhos

      Eliminar
  5. Que delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. muito bom vou ter mesmo que fazer ;)
    bj

    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.