quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Alhos em conserva- ao natural, com piri- piri e com louro e grãos de pimenta preta






Foi uma descoberta para mim fazer alho em conserva mas garanto, resulta e são muito práticos de usar. Depois de abertos conserva-se no frigorífico e cada vez que usar retire os alhos com uma colher limpa. Quantos aos temperos, pode aromatizar os alhos com o que desejar, eu fiz um frasco ao natural, um com piripiri seco em vagem  e tomilho e outro com louro e grãos de pimenta. A vantagem é que estão sempre prontos a usar sem ser necessário descascar os alhos para usar.


Ingredientes
  • dentes de alho
  • água
  • grãos de pimenta preta q.b.
  • folhas de louro Suldouro q.b.
  • Piri- piri em vagem Suldouro q.b.
  • hastes de tomilho q.b.
  • 1 pitada de sal





Confecção

1. Arranje frascos limpos e secos e com tampa e esterilize-os com água a ferver. . Coloque água numa panela grande e deixe ferver. Junte uma pitada de sal à água.

2. Descasque os alhos. Coloque os dentes de alho descascados dentro dos frascos e encha bem com os alhos, apertando-os bem Num dos frascos coloquei 2 folhas de louro, hastes de tomilho e grãos de pimenta preta, noutro frasco coloquei o piri- piri em vagem  e tomilho e o outro deixei ao natural.

3. Encha os frascos com a água da panela e feche os frascos. Coloque os frascos dentro da panela com a tampa virada para baixo e deixe ferver novamente. Após levantar fervura desligue o lume. Mantenha os frascos dentro de água virados para baixo até a água arrefecer. Quando a  água estiver  completamente fria retire os frascos, limpe-os e guarde-os em local seco e fresco. Após abrir os frascos conserve-os no frigorífico. Sempre que precisar de tirar os alhos do frasco use uma colher limpa para o fazer.






Nota

Para esta receita usei os seguintes produtos:







2 comentários:

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.