sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Borrego assado no forno lentamente com vinho tinto e pimenta da terra





Estar na cozinha é um prazer para mim, é o meu momento, onde gosto de estar , de descontrair e de esquecer o quotidiano. Há receitas que são feitas para dias de maior descontracção, dias sem qualquer pressa na cozinha e por isso, geralmente, aproveito o fim - de - semana para confeccionar receitas mais elaboradas ou demoradas.

Foi o caso desta receita de borrego no forno assado lentamente com vinho tinto e pimenta da terra, que é uma carne cozinhada no forno a baixa temperatura. O resultado? Uma carne muito tenra que se separava do osso, bem temperada e macia, com os sabores certos, sabores quentes para estes dias que têm estado chuvosos.

Para esta receita usei uma base de legumes que deram bastante gosto à carne , aproveitei umas beterrabas pequenas aqui da horta em vaso, cebola, alho, cenoura. Tudo caramelizado no final com a carne ficou excelente.

Como tempero Pimenta da Terra. A Pimenta da Terra, nome pelo qual é conhecida principalmente na ilha de São Miguel, é uma pimenta vermelha moída muito utilizada na gastronomia açoriana. Quer no tempero de pratos, quer como acompanhamento com o queijo fresco, a Pimenta da Terra é um dos condimentos mais conhecidos dos micaelenses, e não só. Pode comprar esta deliciosa pimenta da terra no site da Azores Gourmet.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade -médio
Tempo de confecção - 2 h + marinada



Ingredientes
  • costeletas de borrego ( vão)
  • 300 ml vinho tinto 
  • 2 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta preta
  • 2 c. sopa de Pimenta da Terra Azores Gourmet
  • azeite q.b.
  • 2 beterrabas pequenas
  • 2 cenouras
  • 1 cebola grande
  • 2 hastes de alecrim
  • 2 tomates
  • 1/4 pimento encarnado




Confecção

1. Com 24 horas de antecedência coloque o borrego a marinar. Coloque o borrego num tabuleiro. Regue com o vinho tinto, junte o alecrim, o louro, os dentes de alho inteiros. Tape com película aderente e deixe a marinar no frigorífico.

2. No dia da confecção prepare os legumes. Descasque as cenoura e a cebola. Corte a cebola e a cenoura em em pedaços. Disponha no tabuleiro. Junte as beterrabas pequenas inteiras e com casca (se forem grande corte-as em quartos), o pimento em pedaços e o tomate em quartos.

3. Por cima disponha o borrego e a marinada com os alhos e o louro. Retire apenas o louro. Tempere a gosto de sal e pimenta. Misture a pimenta da terra com azeite e unte o borrego com este preparado.

4. Leve o borrego ao forno a 100º C ( forno eléctrico ) durante cerca de 2horas . Vá verificando se a carne está a cozinhada e vá regando com o molho, que se vai formando no tabuleiro. Passado este tempo, se a carne já estiver cozinhada, aumente a temperatura do forno para 180ª C apenas para a carne alourar. assim que esteja alourada, desligue o forno, retire a carne do forno e deixe repousar por uns 5 minutos.

5. Sirva a carne acompanhada com os legumes assados e com puré de batata.





Acompanhe esta receita com TNF - Tinto 2004 - Reserva da Quinta de Mosteirô. Conheça melhor a marca e adquira este vinho na sua loja online.




Nota

 Para esta receita usei:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.