Com os dias frios acender o forno sabe mesmo bem e se for para cozinhar um delicioso e suculento frango assado ainda melhor. O frango continua a ser uma das minhas carnes preferidas e também uma das sugestões mais económicas que temos para cozinhar.
Ao longo do tempo tenho aprendido a cozinhar frango assado de forma ficar bastante suculento. Este frango assado no forno com limão e salva é feito usando uma técnica muito simples, por debaixo da pele do frango é colocada manteiga aromatizada o que ao longo da cozedura não só amacia a carne como dá sabor. Deixo a sugestão esperando que seja do vosso agrado!
Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 50 m
Ingredientes
- 1 frango com cerca de 1,200Kg
- 1 limão ( sumo e raspa)
- 4 folhas de salva
- 2 c. sopa de manteiga
- 2 dentes de alho
- pimenta preta moída na altura
- sal q.b.
- 300 ml vinho branco
- 100 ml água
- 1 c. sopa de tempero para frangos Incopil
Confecção
1. Comece por misturar a manteiga ( ligeiramente amolecida ) com o alho finamente picado, a raspa do limão e a pimenta. Cuidadosamente levante a pele do frango na parte do peito e pernas e espalhe a manteiga por baixo da pele do frango. Coloque folhas de salva, regue com o sumo do limão e introduza as duas partes do limão espremidas dentro do frango. Aperte as pernas do frango prendendo-as à pele do peito ( como mostra a foto) para que os sucos se mantenham dentro do frango.
2. Misture o tempero para frangos com o vinho branco e regue o frango com esta mistura. Coloque a água no tabuleiro e tempere tudo a gosto com sal.
3. Pré_aqueça o forno uns 5 minutos antes a 200º C ( forno eléctrico). Coloque o frango a assar no forno com a parte das pernas tapado com folha de alumínio. Passado cerca de 30 minutos ( o peito já deve estar alourado) abra o forno e regue tudo com o molho que se foi formando no tabuleiro. Destape a parte das pernas e tape a parte do peito, permitindo assim que as pernas alourarem sem secar e que o peito acabe de cozinhar sem queimar.
4. Deixe o frango no forno por mais uns 15 minutos ou até confirmar que o frango está devidamente assado. ( para saber se o frango está devidamente assado espete um palito longo no peito, se não saírem sucos é porque a carne está cozinhada. )
5. Retire o frango do forno, corte-o em pedaços e sirva com acompanhamento a gosto.
Acompanhe esta receita com:
Casa Ermelinda Freitas - Touriga Nacional 2010 - Ermelinda Freitas
Notas de Prova
- Vinho de cor granada, concentrado. Aroma confitado a lembrar fruta preta muito madura e a compota, com toque floral ligeiro típico da casta. Na boca é muito cheio, aveludado com taninos macios muito bem integrados. Final longo e persistente.
- Nota:
- Para esta receita este foi o produto usado:
Está muito apetitoso!
ResponderEliminarAgora com o tempo frio apetece mesmo é ter o forno ligado.
ResponderEliminarEsse frango tem um aspecto delicioso e suculento.
Sabe sempre bem, um pratinho de forno,...e esta tua refeição ficou excelente!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Que bonito ficou este teu frango, adoro frango. bj
ResponderEliminarOlá Vânia
ResponderEliminarQue bela sugestão, como eu adoro um belo franguinho assado em casa....
Passa no meu cantinho e participa no passatempo que está a decorrer:
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html
Beijinhos e boa semana
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/