terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Peru recheado no forno



Este ano no dia de Natal fizemos peru recheado no forno. Assar um peru inteiro foi uma estreia para mim mas adorei, ficou excelente. A receita é do tradicional livro 12 meses de cozinha e é uma receita de peru recheado no forno bem tradicional como se requer numa altura destas. Nestes dias nunca há tempo para grandes fotos mas ainda assim não podia deixar de publicar aqui esta receita que é óptima.


Receita para 10 pessoas
Grau de dificuldade - médio



Ingredientes
  • 1 peru com 6,5 kg
  • 150 g margarina liquida
  • 1 c. sopa de margarina
  • 50 g bacon
  • 400 g carne de porco
  • 100 g fiambre
  • 150 g presunto
  • 200 g  miolo de pão
  • 1,5 dl leite
  • 2 ovos
  • 1 c. sopa de pickles
  • 1 c. sopa de azeitonas
  • 2 cebolas
  • 3 cenouras
  • 1 dente de alho
  • sal, pimenta q.b.
  • salsa q.b.
  • vinho branco q.b.




Confecção

1. Com 24 horas de antecedência coloque o peru a marinar em água com bastantes rodelas de laranja e de limão. Vire-o a meio do dia para a carne marinar de ambos os lados. ( Esta técnica tornará a carne mais tenra e mais suculenta).

2. Comece por preparar o recheio. Pique o presunto, o bacon, o fiambre e a carne de porco.

3. À parte pique finamente uma cebola e leve-a cozer em água e uma colher de sopa de margarina. em lume muito brando.

4. Junte às carnes picadas o alho, a salsa  , as azeitonas e os pickles finamente picados. Adicione o miolo de pão amolecido no leite e uma cenoura cortada em pequenas tiras, bem como a cebola que cozeu devidamente escorrida. . Junte os ovos inteiros , tempere de sal e pimenta a gosto e amasse bem.


5. Recheie o papo do peru e o seu interior com este recheio. Coza a parte do papo com uma agulha e linha.Tape a parte do interior com folha de alumínio para o recheio não sair.

6. Coloque o peru num tabuleiro forrado com papel vegetal . Tempere o peru de sal e pimenta a gosto e espalhe por cima  a margarina liquida ( ou margarina derretida) e esfregue bem o peru com a margarina. À volta do peru coloque a outra cebola cortada em rodelas, as 2 cenouras cortadas em pedaços e um pouco de salsa, bem como uma ou duas rodelas de laranja e de limão.Regue com bastante vinho branco e tape com o papel vegetal para formar um papelote grande. Desta forma o peru assará ao vapor e ficará mais tenro.


7. Leve o peru ao forno a 160º C ( forno elétrico com ventoinha) durante cerca 3 horas, tendo o cuidado de a meio da cozedura borrifar o peru com o caldo que se for formado no tabuleiro. Passado este tempo destape o peru e deixe alourar por mais uns 30 a 40 minutos.

8. Passado este tempo retire o peru do forno, tape novamente com o papel vegetal e deixe repousar mais uns 15 minutos tapado. De seguida escorra o molho para uma molheira . Sirva o peru recheado com o molho, as cenouras assadas e batata frita ou arroz.





Notas

- Conte sempre com meia hora de forno por cada kg de peru.

- Se desejar um recheio mais forte junte os miúdos do peru triturados ao recheio.

- É importante deixar o peru um dia inteiro em água, limão e laranja.

- Se desejar um molho cremoso ( que eu já não tive tempo de fazer) leve 2 c. sopa de manteiga a uma frigideira e deixe derreter. Junte 1 c. sopa de farinha e mexa até formar uma bola. Junte aos poucos o molho do peru e mexa , em lume brando, até engrossar a gosto.

- Acompanhámos o peru com uma compota de cebola roxa com vinagre balsâmico, que combinou na perfeição. A receita está já publicada aqui: Compota de cebola - roxa com vinagre balsâmico.

6 comentários:

  1. Nunca me aventurei, mas olha que parece que vale bem a pena, que lindo ficou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a 1ª vez que fiz o peru inteiro e gostei muito, ficou suculento e saboroso. Obrigada pela visita. beijinhos

      Eliminar
  2. O nosso almoço no dia de Natal também foi perú recheado, mas foi preparado pela minha sogra.
    Mas já fiz um ano usando a receita do mesmo livro que tu usaste e foi um sucesso.
    Não há dúvida que os livros antigos têm sempre receitas excelentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Risonha. Eu gosto muito do livro 12 meses de cozinha e outros tantos que Têm receitas antigas, porque é o tipo de cozinha que mais gosto, a tradicional. Nunca tinha feito peru inteiro mas na família do marido é tradição e este ano calhou-me tratar do peru. beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  3. Olaaaa,

    Eu já faço peru assado há dois anos, cansei-me do bacalhau. Quis imitar os americanos e aventurei-me também. Todos gostaram, eu adoro especialmente o recheio (ponho também os miúdos do peru).
    E o melhor é que sobra sempre, o que dá para fazer imensas receitas com a carne. E acho graça à apresentação no final, fica sempre bonito numa mesa de Natal.

    Bem haja
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Esta agora no forno de aspecto ta top agora e esperar

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.