segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bolo de chá verde e jasmim



Este bolo de chá verde e jasmim é um óptimo bolo para acompanhar com um chá ao lanche nos dias de frio. É um bolo de sabor suave feito com um delicioso chá verde dos Açores.

Portugal , mais propriamente, os Açores são o único país da Europa que produz chá para fins industriais. Acredita-se que as primeiras plantas de chá foram levadas para os Açores na segunda metade do séc. XVIII, trazidas do Brasil.

Durante muito tempo foi usada apenas como plantas ornamentais , mas no ano de 1878 chegaram aos Açores alguns chineses que ensinaram a processar o chá para consumo.Os chás produzidos são o chá preto e o chá verde. De qualidade reconhecida e cultivo biológico, o chá produzido nos Açores é uma delicía para beber ou para cozinhar como foi o caso deste bolo.


Receita para 6 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 45 m


Ingredientes
  • 200 g farinha
  • 4 c. sopa de açúcar Moreno - Sores
  • 9 c. de sopa de leite Terra Nostra
  • 1 c. sopa de manteiga Terra Nostra
  • 1 c. chá de açúcar baunilhado Suldouro 
  • 16 c. de sopa de chá verde aromatizado com jasmim Azores Gourmet
  • 2 ovos
  • raspa de 1 laranja
  • 1 c. sopa de fermento 






Confecção

1. Ligue o forno a 180º C. Numa tigela larga coloque a farinha, o açúcar , o açúcar baunilhado e a raspa de laranja e o fermento e misture.

2. Faça o chá verde com jasmim e deixe em infusão por 2 minutos. Deste chá coloque 16 colheres de sopa numa tigela. Junte o leite e a manteiga derretida e mexa. Vá juntando este preparado à farinha, aos poucos, mexendo sempre até obter uma massa lisa. No final junte os ovos e bata durante uns 3 minutos.

3. Unte uma forma de bolo com manteiga e polvilhe com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até confirmar que o bolo está cozido. Retire o bolo, deixe arrefecer e desenforme. Decore a gosto com açúcar em pó e está pronto a servir.




Nota

Para esta receita usei os seguintes ingredientes: Chá verde com jasmim Azores Gourmet , Açúcar baunilhado Suldouro , Açúcar Moreno Sores e manteiga e leite Terra Nostra 






3 comentários:

  1. O interior do teu bolo está mesmo apetitoso, uma maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o interior desse bolinho, deve ser bem saboroso.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  3. Parece ser tão humido! Ai as ancas!
    http://aaventuraculinaria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.