sábado, 1 de fevereiro de 2014

Cozido de carne de vaca, legumes e enchidos



Haverá receita mais tradicional portuguesa que um bom cozido de carne e legumes , acompanhado com enchidos? Existem várias versões de cozido à portuguesa, com mais ou menos ingredientes, a base são carnes cozidas, legumes e enchidos. A receita varia de região para região , as carnes, os legumes e os enchidos também variam. Geralmente serve-se com arroz branco cozido no caldo , mas eu não fiz o arroz. Por esta não ser a versão mais fiel do cozido à portuguesa, chamei-lhe cozido de carne de vaca, legumes e enchidos. Espero que gostem.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo de confecção - 1 h

Ingredientes
  • 600 g carne de vaca para cozer
  • 1/2 couve lombarda
  • 1 cenoura
  • 3 batatas
  •  1 chouriça Moira regional Beira - Lamego
  • 1 chouriça de camponesa Beira Lamego
  • 1entremeadinha de cura natural Beira - Lamego
  • sal q.b.




Confecção

1. Coloque água num tacho e leve ao lume com os enchidos e a entremeadinha . Coza-os por uns 10 minutos após levantar fervura.

2. Na panela de pressão coloque a carne e água e tempere de sal. Tape a panela coloque a válvula e leve ao lume. Deixe a carne cozinhar após levantar fervura ( a válvula da panela de pressão começar a fazer barulho )  por uns 35 minutos.

3. Passado este tempo retire a panela do lume , deixe o vapor sair e abra-a. Junte a couve lombarda, as batatas descascadas e a cenoura descascada . Junte o caldo onde cozeu os enchido e leve novamente ao lume por cerca de 12 a 15 minutos após ferver novamente ou até os legumes estarem cozidos.

4. Retire a carne da panela e corte-a em pedaços, disponha.a numa travessa com os legumes e os enchidos fatiados. Sirva de seguida.


Nota




1 comentário:

  1. Olá Vânia, que belo cozido.
    Hoje vamos até S. Miguel, onde se faz um cozido num buraco no chão quente, nas Furnas. De certeza que conheces! Leva isso tudo, mas de origem micaelense, e ainda leva inhame, batata doce e morcela, em vez do chouriço preto (idêntico, mas com outro nome). Quando faço gosto de pôr também uma farinheira de Lamego... são as melhores, para mim!
    Gosto muito de espreitar as tuas receitas .
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.