Há certas comidas que caíram em desuso, geralmente associamos-las a comida da mãe , à boa comida caseira que as nossas mães faziam. Com a falta de tempo de hoje, os jantares rápidos, o chegar tarde a casa, este tipo de refeição foi deixando de se fazer.
Honestamente este é o tipo de comida que continuo a preferir e mesmo quando não tenho tempo de a fazer durante a semana aproveito os fins - de semana para cozinhar este tipo de refeição.
A panela de pressão é um grande aliado na cozinha e permite fazer este tipo de refeição em metade do tempo face à cozedura normal.
Esta vitela estufada com cerveja na panela de pressão é uma refeição muito saborosa , caseira e reconfortante para os dias de frio que têm estado.
Receita para 3 pessoas
Grau de dificuldade - médio
Tempo de confecção - 1h
Ingredientes
- 1 kg de carne de vitela para estufar
- 1/2 pimento encarnado
- 33 cl de cerveja
- 1 lata de tomate aos pedaços
- 1 cenoura
- 1/2 courgette
- 1 cebola
- sal e pimenta q.b.
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho
- água q.b.
- 1 fio de azeite
- salsa fresca q.b.
- 1 pitada de pimentão doce
Confecção
1. Coloque a carne na panela de pressão. Junte o tomate aos pedaços, a cebola picada, o alho picado, a folha de louro, a cerveja, a cenoura cortada às rodelas grossas, a courgette em cubos grandes , o pimento em cubos grandes e por fim tempere a gosto com sal, pimenta e uma pitada de pimentão doce.Junte água até cobrir por completo a carne.
2. Tape a panela, coloque a válvula na tampa e leve ao lume. Após levantar fervura ( a válvula começa a girar) baixe o lume para médio e conte 45 minutos. Passado este tempo retire a panela do lume tire a pressão e abra a tampa. Verifique se a carne está tenra.
3. Retire a carne, o molho e os legumes para uma travessa de servir, polvilhe com salsa finamente picada e acompanhe com puré de batata ou arroz.
Bom apetite!
Acompanhe esta receita com:
Touriga Nacional 2010 Regional Península de Setúbal- Casa Ermelinda Freitas
Notas de Prova
- Vinho de cor granada, concentrado. Aroma confitado a lembrar fruta preta muito madura e a compota, com toque floral ligeiro típico da casta. Na boca é muito cheio, aveludado com taninos macios muito bem integrados. Final longo e persistente.
Nota
Veja aqui como fazer um delicioso empadão com as sobras desta receita.
Por acaso no sábado comi vitela. Não comia há anos e soube mesmo bem!
ResponderEliminarEsta tua tem ar de se desfazer na boca!
http://aaventuraculinaria.blogspot.pt/
Que bela refeição :)
ResponderEliminarJá não faço há algum tempo e adoro.
Bjs
Um prato tão reconfortante... com sabor de comida da mãe!
ResponderEliminarBeijinhos
Não que não saiba fazer, mas estes guisados e estufados são mesmo a comida da mãe :)
ResponderEliminarhttp://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt
Que bom aspeto!!! Anda-me mesmo a apetecer assim um prato destes, daqueles mesmo super reconfortantes que cheiram à casa da minha avó ;)
ResponderEliminarBeijinhos e continuação de ótimas receitas
Vânia
http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/